Esta pesquisa em andamento aborda as influências da Etnomatemática, presente em uma comunidade ribeirinha da Amazônia paraense, na instituição de ensino Casa Escola da Pesca. A Casa Escola da Pesca está localizada na Ilha de Caratateua, umas das 39 ilhas que fazem parte de Belém do Pará, e visa a formação técnica e profissional de jovens da comunidade, focada nas atividades de pesca e aquicultura. O objetivo da pesquisa é investigar se há influências da Etnomatemática da cultura ribeirinha na formação dos alunos da Casa Escola da Pesca, uma vez que, os documentos da escola apontam para uma valorização cultural da comunidade na qual a escola pertence, de modo a valorizar a cultura ribeirinha na formação dos alunos. A Etnomatemática busca conectar os conhecimentos matemáticos com a cultura e práticas sociais dos estudantes, tornando o ensino mais contextualizado e significativo, e esta pesquisa busca, por meio dos resultados obtidos, destacar a importância de uma educação matemática mais sensível às particularidades das comunidades ribeirinhas, que é uma das múltiplas realidades educacionais da capital paraense. O referencial teórico está pautado nos estudos sobre Etnomatemática, mais especificamente nos conceitos apresentados por Ubiratan D’Ambrosio, Paulus Gerdes, Gelsa Knijinik, que reconhecem e valorizam os saberes matemáticos presentes nas diferentes culturas e contextos locais. A Etnomatemática propõe uma visão ampla da matemática, promovendo a conexão entre a matemática escolar e os conhecimentos práticos e culturais dos estudantes. A pesquisa utiliza métodos qualitativos do tipo estudo de caso, que envolve uma pesquisa bibliográfica e documental, na qual foram analisados documentos e teses e dissertações sobre a escola, além de coleta de dados por meio de entrevistas com alunos e professores. Os resultados parciais apontam que há possíveis influências da Etnomatemática no processo de ensino e aprendizagem da Casa Escola da Pesca, uma vez que a escola enfatiza a importância da comunidade para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e valoriza a cultura ribeirinha na formação. O estudo visa contribuir para uma educação matemática mais inclusiva, equitativa e relevante, valorizando a cultura ribeirinha e fortalecendo a identidade cultural dos estudantes.