RESUMO A presente pesquisa tem por objetivo mostrar a importância da utilização do caleidoscópio de base triangular regular como recurso didático no ensino da Geometria dos Fractais. A relevância do estudo se caracteriza a partir das diferenças existentes entre a geometria euclidiana clássica e a geometria fractal, pois, enquanto a primeira ensinada nas escolas apresenta dimensões bem definidas e quantificadas, a segunda mostra infinitas possibilidades através de suas dimensões, podendo inclusive, apresentar números fracionários de tal forma a permitir um melhor ajuste às condições naturais de qualquer objeto de estudo. Neste sentido, a partir dessa compreensão surgiu a ideia de buscar uma alternativa de ensino, que pudesse contribuir com o processo ensino aprendizagem através das estruturas geométricas em função de suas simetrias, utilizando como recurso didático o caleidoscópio. O estudo teve como campo de pesquisa uma escola da rede privada da Região Metropolitana do Recife, onde da pesquisa participaram 31 (trinta e hum) estudantes do Ensino Fundamental e 29 do Ensino Médio. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos em dois momentos, ou seja, no primeiro todos os alunos envolvidos na pesquisa foram reunidos para participar da socialização de um texto de apoio abordando a geometria dos fractais. No segundo momento foi desenvolvida uma oficina apenas com os alunos do Ensino Fundamental, para construção de um caleidoscópio artesanal. Os resultados obtidos apontaram que a geometria dos fractais é de grande importância para o aprendizado dos estudantes principalmente, quando se diz respeito às formas geométricas não definidas. Palavras chave: Geometria Fractal, Formas Geométricas e Recursos Didáticos.