O ensino da química com os seus temas sociais desempenham um importante papel na formação dos cidadãos possibilitando ao cidadão na construção de conhecimentos que venham a auxiliálo nos processos para aproximar os conceitos científicos da vivência dos discentes utilizando de temas químicos sociais e atividades experimentais. Esse trabalho tem como objetivo avaliar conhecimento dos alunos da escola pública ECIT JOSÉ LUIZ NETO sobre o uso da cúrcuma (açafrão da terra) e propor um projeto com esse tema, investigar a percepção dos estudantes quanto ao uso de conceitos químicos, direito do consumidor, cultura popular e relação com o meio ambiente. Trata-se de um tempero originário da Índia e que vem chamando a atenção da ciência por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O potencial tóxico do alimento é baixo, mas não se recomenda mais de 10 gramas por dia. O exagero pode resultar em alguns desconfortos gástricos e irritação na pele. Propomos um projeto interdisciplinar com a abordagem de conteúdos de química, biologia, história, geografia e sociologia numa perspectiva interdisciplinar. O açafrão da terra possui curcuminóides ou corantes (2-9%), cúrcumina ou diferuloilmetano (60%), cúrcumina I, II,III, dihidrocurmina, ciclocurmina. O projeto proposto pretende apresentar para os alunos o que é o açafrão, de onde ele vem, como ele é usado quais seus benefícios, como cultivar a planta, uso na culinária, preparação de pomadas anti-inflamatória, pesquisa nas feiras livres, entrevistas com “raizeiros” e produção de um curta-metragem sobre o tema.