Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DOCÊNCIA E OS MODELOS DE PRÁXIS DESENVOLVIDAS NO SISTEMA EDUCACIONAL SEGUNDO VÁZQUEZ

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Na busca por uma melhor compreensão referente aos estudos desenvolvidos sobre as conceituações da práxis, foram encontradas algumas linhas de análise, por meio das quais os estudiosos-filósofos partem em sua formulação de interpretações distintas do mesmo tópico: a delimitação dos padrões de relações existentes entre o homem e a natureza. Nesse cenário, destaca-se que, a partir do modelo de relação homem/natureza adotado e para que o mesmo se concretize, torna-se necessário o favorecimento, a criação e a adoção de regras e leis que direcionem à formulação, legitimação e manutenção do mesmo, o qual se constituirá na sociedade desejada. As regras e leis correspondem e atendem a realidade histórica na qual é pensada, surgindo e se constituindo em ações políticas sujeitas a mudanças sempre que necessário ao longo da história. O processo no qual o homem, em um determinado momento histórico, faz e altera leis, é também um processo no qual “o homem atua sobre si mesmo”, norteando suas relações econômicas e sociais. A partir dos entendimentos supra citados, Vázquez (2001), nos apresenta 15 modelos de práxis como, por exemplo, o momento em que o “homem é sujeito e objeto” de suas próprias ações, e ao tomar “por objeto não um indivíduo isolado, mas, sim, um grupo ou classes sociais e inclusive a sociedade inteira, pode ser denominada práxis sociais” (VÁZQUEZ, 2001, p. 232). Deste modo, compreendendo o professor(a) como sujeito social e agente atuante nos processos de construção social, torna-se relevante compreender, a partir do contexto histórico, social e político, qual o modelo de práxis é desenvolvido quando atuando no sistema educacional. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, em nível de doutorado (FE/UnB, 2022), tendo como resultado o desenvolvimento da práxis social, práxis política ou uma conduta correspondente ao conceito de homem comum em Vázquez (2001).

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