A pandemia originada pelo Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) ocasionou nos anos de 2020 a 2022 diversas alterações na forma das instituições escolares desempenharem suas atividades. Habituados a exercerem a docência por meio de aulas na modalidade presencial, professores tiveram que alterar sua forma de conduzir o processo de ensino e aprendizagem para se adaptar à modalidade remota. Neste sentido, a presente pesquisa teve como objetivo analisar as perspectivas de professores para o pós-pandemia, considerando as vivências no decorrer da pandemia de COVID-19. Para isso, foi elaborado um questionário com questões abertas e fechadas que versavam sobre o tema, as quais foram respondidas por 170 professores do Ensino Fundamental – Anos iniciais do município de Cascavel, Estado do Paraná (PR). A partir das respostas colhidas, procedeu-se a análise dos dados com a intermediação de procedimentos qualitativos, seguindo os passos da análise temática, e quantitativos, por meio de análise estatística. Como resultados, constatou-se que quase 90% dos professores sentiram, de alguma forma, repercussões do período de pandemia, tal como: a compreensão da importância da presença física do professor no processo de ensino; a influência do estado de saúde mental no desempenho de suas atividades; e a necessidade de apoio profissional e de melhores condições do trabalho docente. Isso nos faz concluir que as modificações ocorridas em função do trabalho remoto ocasionado pela pandemia de COVID-19 trouxe novas perspectivas aos professores participantes no que se refere à sua atuação profissional e ao seu estado de saúde mental.