Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONFECÇÃO DE MODELOS MOLECULARES USANDO GARRAFAS PET COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94937 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 397 "inscrito_id" => 8647 "titulo" => "CONFECÇÃO DE MODELOS MOLECULARES USANDO GARRAFAS PET COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "As metodologias alternativas que auxiliam o ensino de química estão cada vez mais presentes nos diálogos a respeito da melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Dentre essas alternativas, encontra-se o uso de modelos moleculares, que são capazes de facilitar a visualização tornando a química menos abstrata. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho foi propor para os estudantes a confecção de modelos moleculares a partir de garrafas PET com o intuito de auxiliar a aprendizagem, entendimento e visualização de algumas funções orgânicas, além de promover a consciência ambiental dos estudantes e tornar a aula de química orgânica mais lúdica. A metodologia foi de abordagem quali-quantitativa, sendo caracterizada como uma pesquisa participante, realizada com 4 turmas da 2ª série do Ensino Médio, em duas delas utilizou-se a metodologia proposta nesse trabalho e nas demais aulas expositivas sem o uso do recurso. Inicialmente, por meio de um questionário investigativo, observou-se que se tratava de turmas distintas, com conhecimentos e interesses diferentes pela disciplina e pelos conceitos básicos da química. Ao término do conteúdo nas quatro turmas, foi percebido que o desempenho no questionário final e interesse pela aula para as duas turmas em que trabalharam com a confecção dos modelos moleculares foi mais significativo em relação as turmas controle. Além disso, os estudantes participantes avaliaram positivamente a metodologia, o que indicou que alternativa metodológica e possibilidade da reutilização de um material (garrafa PET) para preparação de modelos moleculares com baixo custo associado foi significativa para aprendizagem de química orgânica.As metodologias alternativas que auxiliam o ensino de química estão cada vez mais presentes nos diálogos a respeito da melhoria do processo de ensino e aprendiz" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8647_TB397_28092023164021.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA FERREIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "mayarafbarbosa@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94937 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 397 "inscrito_id" => 8647 "titulo" => "CONFECÇÃO DE MODELOS MOLECULARES USANDO GARRAFAS PET COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "As metodologias alternativas que auxiliam o ensino de química estão cada vez mais presentes nos diálogos a respeito da melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Dentre essas alternativas, encontra-se o uso de modelos moleculares, que são capazes de facilitar a visualização tornando a química menos abstrata. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho foi propor para os estudantes a confecção de modelos moleculares a partir de garrafas PET com o intuito de auxiliar a aprendizagem, entendimento e visualização de algumas funções orgânicas, além de promover a consciência ambiental dos estudantes e tornar a aula de química orgânica mais lúdica. A metodologia foi de abordagem quali-quantitativa, sendo caracterizada como uma pesquisa participante, realizada com 4 turmas da 2ª série do Ensino Médio, em duas delas utilizou-se a metodologia proposta nesse trabalho e nas demais aulas expositivas sem o uso do recurso. Inicialmente, por meio de um questionário investigativo, observou-se que se tratava de turmas distintas, com conhecimentos e interesses diferentes pela disciplina e pelos conceitos básicos da química. Ao término do conteúdo nas quatro turmas, foi percebido que o desempenho no questionário final e interesse pela aula para as duas turmas em que trabalharam com a confecção dos modelos moleculares foi mais significativo em relação as turmas controle. Além disso, os estudantes participantes avaliaram positivamente a metodologia, o que indicou que alternativa metodológica e possibilidade da reutilização de um material (garrafa PET) para preparação de modelos moleculares com baixo custo associado foi significativa para aprendizagem de química orgânica.As metodologias alternativas que auxiliam o ensino de química estão cada vez mais presentes nos diálogos a respeito da melhoria do processo de ensino e aprendiz" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8647_TB397_28092023164021.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA FERREIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "mayarafbarbosa@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As metodologias alternativas que auxiliam o ensino de química estão cada vez mais presentes nos diálogos a respeito da melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Dentre essas alternativas, encontra-se o uso de modelos moleculares, que são capazes de facilitar a visualização tornando a química menos abstrata. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho foi propor para os estudantes a confecção de modelos moleculares a partir de garrafas PET com o intuito de auxiliar a aprendizagem, entendimento e visualização de algumas funções orgânicas, além de promover a consciência ambiental dos estudantes e tornar a aula de química orgânica mais lúdica. A metodologia foi de abordagem quali-quantitativa, sendo caracterizada como uma pesquisa participante, realizada com 4 turmas da 2ª série do Ensino Médio, em duas delas utilizou-se a metodologia proposta nesse trabalho e nas demais aulas expositivas sem o uso do recurso. Inicialmente, por meio de um questionário investigativo, observou-se que se tratava de turmas distintas, com conhecimentos e interesses diferentes pela disciplina e pelos conceitos básicos da química. Ao término do conteúdo nas quatro turmas, foi percebido que o desempenho no questionário final e interesse pela aula para as duas turmas em que trabalharam com a confecção dos modelos moleculares foi mais significativo em relação as turmas controle. Além disso, os estudantes participantes avaliaram positivamente a metodologia, o que indicou que alternativa metodológica e possibilidade da reutilização de um material (garrafa PET) para preparação de modelos moleculares com baixo custo associado foi significativa para aprendizagem de química orgânica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.