As metodologias alternativas que auxiliam o ensino de química estão cada vez mais presentes nos diálogos a respeito da melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Dentre essas alternativas, encontra-se o uso de modelos moleculares, que são capazes de facilitar a visualização tornando a química menos abstrata. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho foi propor para os estudantes a confecção de modelos moleculares a partir de garrafas PET com o intuito de auxiliar a aprendizagem, entendimento e visualização de algumas funções orgânicas, além de promover a consciência ambiental dos estudantes e tornar a aula de química orgânica mais lúdica. A metodologia foi de abordagem quali-quantitativa, sendo caracterizada como uma pesquisa participante, realizada com 4 turmas da 2ª série do Ensino Médio, em duas delas utilizou-se a metodologia proposta nesse trabalho e nas demais aulas expositivas sem o uso do recurso. Inicialmente, por meio de um questionário investigativo, observou-se que se tratava de turmas distintas, com conhecimentos e interesses diferentes pela disciplina e pelos conceitos básicos da química. Ao término do conteúdo nas quatro turmas, foi percebido que o desempenho no questionário final e interesse pela aula para as duas turmas em que trabalharam com a confecção dos modelos moleculares foi mais significativo em relação as turmas controle. Além disso, os estudantes participantes avaliaram positivamente a metodologia, o que indicou que alternativa metodológica e possibilidade da reutilização de um material (garrafa PET) para preparação de modelos moleculares com baixo custo associado foi significativa para aprendizagem de química orgânica.