O mundo globalizado nos mostra a possibilidade de repensar as Ciências e desenvolver o conhecimento por meio de fronteiras cada vez mais porosas, propiciadas por artefatos analógicos e digitais. Os artefatos, quando combinados entre si, precisam estar em congruência com os processos de ensino e de aprendizagem para serem significativos. Assim, nos processos de ensino e de aprendizagem precisamos considerar o contexto das escolas, bem como a perspectiva cultural e histórica da comunidade. Logo, revivemos o passado, experimentamos o presente e prospectamos o futuro. A contação de histórias, elemento presente em todas as culturas e sociedades, pode se fazer presente em artefatos analógicos e digitais, o que permite transformar e (re)construir conhecimentos. O objetivo deste estudo consiste em compreender a construção do conhecimento pedagógico de professores em formação, a partir de práticas pedagógicas que contemplam a contação de histórias para língua portuguesa e matemática na educação básica. A abordagem deste estudo é mista. A qualitativa tem como procedimento técnico um Estudo de Caso e a observação direta dos acontecimentos que se efetivam na formação dos professores da Educação Básica da rede pública de ensino (anos iniciais), bem como a análise às atividades desenvolvidas pelos alunos, a qual é apoiada na análise de conteúdo. A abordagem quantitativa se ocupa das respostas das questões contidas nos pré e pós-testes que tiveram tratamento estatístico descritivo e inferencial. Dentre os resultados apresentados está a proposição de práticas pedagógicas que interconectam o conhecimento de senso comum e os científicos, a partir de contação de histórias e elaboração de material didático. Assim como, foram evidenciadas melhorias nos processos de ensino e de aprendizagem dos alunos, por meio dos pré e pós-testes. Destacamos a importância da interação entre Educação Básica e Pós-Graduação.