A atividade docente implica no desempenho profissional e reflexivo dos seus sujeitos de ação. Assim, estes sujeitos durante suas primeiras vivências no espaço escolar tornam-se seres autorreflexivos sobre o exercício de sua prática docente. Portanto, a realização dessa pesquisa da natureza qualitativa toma como objetivo analisar o desempenho de aprendizagem/assimilação dos alunos do ensino fundamental nas disciplinas de Agricultura e Zootecnia. O referencial teórico para essa pesquisa baseou-se nos autores Fernández (1998) que ressalta sobre o processo de ensino-aprendizagem; Libâneo (2007) que relata sobre os três objetivos da escola[..]; Libâneo (1994) relata sobre o papel do professor, trazendo à esta pesquisa um realce de autorreflexão do corpo docente. A metodologia foi aplicar um questionário com quatro perguntas fechadas a fim de analisar o rendimento acadêmico dos alunos das quatro turmas (6º, 7º, 8º e 9º ano), nas disciplinas de Agricultura e Zootecnia. Os resultados e discussões foram que a maioria dos alunos conseguiram assimilar os conteúdos e que a melhor maneira foi usar como recurso didático o Datashow para mostrar imagens semelhantes e outra ferramenta muito importante foi usar exemplos do cotidiano deles para que associassem às aulas. A partir desses resultados foi possível enfatizar um rendimento positivo em relação à aprendizagem dos alunos em ambas as disciplinas, e a importância da didática de ensino e o quanto ela reflete para o bom desempenho do aluno sobretudo aqueles com dificuldade de leitura, para isso, usar recursos didáticos e dirigir os conteúdos para a realidade deles assim como, sempre que possível consorciar a teoria à prática para que eles frisem e despertem interesse durante as aulas pode ser uma solução assim como aderir a realfabetização.