Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VISÃO CRÍTICO REFLEXIVO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE CODÓ-EFA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94763
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 173
    "inscrito_id" => 4719
    "titulo" => "VISÃO CRÍTICO REFLEXIVO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE CODÓ-EFA"
    "resumo" => "A atividade docente implica no desempenho profissional e reflexivo dos seus sujeitos de ação. Assim, estes sujeitos durante suas primeiras vivências no espaço escolar tornam-se seres autorreflexivos sobre o exercício de sua prática docente. Portanto, a realização dessa pesquisa da natureza qualitativa toma como objetivo analisar o desempenho de aprendizagem/assimilação dos alunos do ensino fundamental nas disciplinas de Agricultura e Zootecnia. O referencial teórico para essa pesquisa baseou-se nos autores Fernández (1998) que ressalta sobre o processo de ensino-aprendizagem; Libâneo (2007) que relata sobre os três objetivos da escola[..]; Libâneo (1994) relata sobre o papel do professor, trazendo à esta pesquisa um realce de autorreflexão do corpo docente. A metodologia foi aplicar um questionário com quatro perguntas fechadas a fim de analisar o rendimento acadêmico dos alunos das quatro turmas (6º, 7º, 8º e 9º ano), nas disciplinas de Agricultura e Zootecnia. Os resultados e discussões foram que a maioria dos alunos conseguiram assimilar os conteúdos e que a melhor maneira foi usar como recurso didático o Datashow para mostrar imagens semelhantes e outra ferramenta muito importante foi usar exemplos do cotidiano deles para que associassem às aulas. A partir desses resultados foi possível enfatizar um rendimento positivo em relação à aprendizagem dos alunos em ambas as disciplinas, e a importância da didática de ensino e o quanto ela reflete para o bom desempenho do aluno sobretudo aqueles com dificuldade de leitura, para isso, usar recursos didáticos e dirigir os conteúdos para a realidade deles assim como, sempre que possível consorciar a teoria à prática para que eles frisem e despertem interesse durante as aulas pode ser uma solução assim como aderir a realfabetização."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID4719_TB173_18032023192038.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ENILDE JANSEN CUTRIM"
    "autor_nome_curto" => "ENILDE"
    "autor_email" => "enilde.cutrim@acad.ifma.e"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94763
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 173
    "inscrito_id" => 4719
    "titulo" => "VISÃO CRÍTICO REFLEXIVO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE CODÓ-EFA"
    "resumo" => "A atividade docente implica no desempenho profissional e reflexivo dos seus sujeitos de ação. Assim, estes sujeitos durante suas primeiras vivências no espaço escolar tornam-se seres autorreflexivos sobre o exercício de sua prática docente. Portanto, a realização dessa pesquisa da natureza qualitativa toma como objetivo analisar o desempenho de aprendizagem/assimilação dos alunos do ensino fundamental nas disciplinas de Agricultura e Zootecnia. O referencial teórico para essa pesquisa baseou-se nos autores Fernández (1998) que ressalta sobre o processo de ensino-aprendizagem; Libâneo (2007) que relata sobre os três objetivos da escola[..]; Libâneo (1994) relata sobre o papel do professor, trazendo à esta pesquisa um realce de autorreflexão do corpo docente. A metodologia foi aplicar um questionário com quatro perguntas fechadas a fim de analisar o rendimento acadêmico dos alunos das quatro turmas (6º, 7º, 8º e 9º ano), nas disciplinas de Agricultura e Zootecnia. Os resultados e discussões foram que a maioria dos alunos conseguiram assimilar os conteúdos e que a melhor maneira foi usar como recurso didático o Datashow para mostrar imagens semelhantes e outra ferramenta muito importante foi usar exemplos do cotidiano deles para que associassem às aulas. A partir desses resultados foi possível enfatizar um rendimento positivo em relação à aprendizagem dos alunos em ambas as disciplinas, e a importância da didática de ensino e o quanto ela reflete para o bom desempenho do aluno sobretudo aqueles com dificuldade de leitura, para isso, usar recursos didáticos e dirigir os conteúdos para a realidade deles assim como, sempre que possível consorciar a teoria à prática para que eles frisem e despertem interesse durante as aulas pode ser uma solução assim como aderir a realfabetização."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID4719_TB173_18032023192038.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ENILDE JANSEN CUTRIM"
    "autor_nome_curto" => "ENILDE"
    "autor_email" => "enilde.cutrim@acad.ifma.e"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A atividade docente implica no desempenho profissional e reflexivo dos seus sujeitos de ação. Assim, estes sujeitos durante suas primeiras vivências no espaço escolar tornam-se seres autorreflexivos sobre o exercício de sua prática docente. Portanto, a realização dessa pesquisa da natureza qualitativa toma como objetivo analisar o desempenho de aprendizagem/assimilação dos alunos do ensino fundamental nas disciplinas de Agricultura e Zootecnia. O referencial teórico para essa pesquisa baseou-se nos autores Fernández (1998) que ressalta sobre o processo de ensino-aprendizagem; Libâneo (2007) que relata sobre os três objetivos da escola[..]; Libâneo (1994) relata sobre o papel do professor, trazendo à esta pesquisa um realce de autorreflexão do corpo docente. A metodologia foi aplicar um questionário com quatro perguntas fechadas a fim de analisar o rendimento acadêmico dos alunos das quatro turmas (6º, 7º, 8º e 9º ano), nas disciplinas de Agricultura e Zootecnia. Os resultados e discussões foram que a maioria dos alunos conseguiram assimilar os conteúdos e que a melhor maneira foi usar como recurso didático o Datashow para mostrar imagens semelhantes e outra ferramenta muito importante foi usar exemplos do cotidiano deles para que associassem às aulas. A partir desses resultados foi possível enfatizar um rendimento positivo em relação à aprendizagem dos alunos em ambas as disciplinas, e a importância da didática de ensino e o quanto ela reflete para o bom desempenho do aluno sobretudo aqueles com dificuldade de leitura, para isso, usar recursos didáticos e dirigir os conteúdos para a realidade deles assim como, sempre que possível consorciar a teoria à prática para que eles frisem e despertem interesse durante as aulas pode ser uma solução assim como aderir a realfabetização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.