No exercício de um processo formativo em um curso de doutoramento foram trazidos à luz fundamentações teóricas das tendências em Educação Matemática e de perspectivas educacionais que dialogam com seus pressupostos, que oferecem em seu escopo metodológico-teórico-prático possibilidades de se distanciar das aulas tradicionais. Buscando, para tanto, promover um maior significado no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Posto isso, o presente trabalho objetivo apresentar reflexões sobre o Programa da Etnomatemática a partir da percepção de doutorandos de um programa de pós-graduação stricto sensu de uma Universidade do interior da Bahia. O estudo foi desenvolvido com três doutorandos de um Programa multidisciplinar que visa desenvolver pesquisas no campo do Ensino de Ciências e Matemática. O escopo do programa busca promover a qualificação do educador/pesquisador nas áreas de ensino de Biologia, Física, Química e Matemática e, concomitantemente, gerar conhecimentos que contribuam para o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem na referida área, considerando todos os níveis de escolaridade no plano da educação formal e, também, em outras instâncias no plano da educação não-formal. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários e observação. Pelas características do fenômeno aqui enfocado, optou-se pelo método qualitativo e pelo estudo de caso, como tipo de pesquisa. Os resultados apontam que, ainda, professores da Educação Básica carecem de conhecimentos sobre a Etnomatemática ou compreendem equivocadamente seu conceito. Comprometendo, portanto, sua utilização nos diferentes níveis da Educação.