Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EJA EM MOVIMENTO: AÇÕES PEDAGÓGICAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EMJTA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95086
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 593
    "inscrito_id" => 10548
    "titulo" => "EJA EM MOVIMENTO: AÇÕES PEDAGÓGICAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EMJTA."
    "resumo" => "O fazer pedagógico no âmbito da Educação Física é um universo inesgotável de ações, pois as diversas etapas do ensino percebem a sua necessidade de intervenção como garantia do acesso as práticas corporais criadas historicamente pela humanidade. Neste sentido, evidenciamos as ações pedagógicas no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde o trato com o conhecimento se dá por meio da aliança entre saber cientifico com o saber popular, na qual a Educação Física em meio as suas práticas se torna uma grande ponte para tal feito. Assim sendo, este trabalho busca apresentar ações que foram desenvolvidas na Escola Municipal José Teobaldo de Azevedo, pertencente a rede municipal ensino da cidade de Limoeiro, situada no agreste pernambucano. As atividades mediadas ocorreram no turno noturno com os alunos das Fase 1 e Fase 2 que compreendem aos anos iniciais do ensino fundamental, cujo seu público eram mais idoso. Assim, as praticas pensadas e planejadas se fizeram presentes com o intuito de agregar valores a partir da cultura corporal (danças, lutas, esportes, praticas corporais de aventura, ginásticas e jogos) buscando sempre a vivência e as experiências relatadas pelos alunos. Ademais, este trabalho é parte da luta pela garantia do direito a educação publica de qualidade em defesa da EJA, além da valorização das práticas em Educação Física enquanto formação integral do aluno."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID10548_TB593_23042023230805.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA SOLEDADE SOLANGE VITORINO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Soledade"
    "autor_email" => "soledadevitorino15@gmail."
    "autor_ies" => "FACULDADE ISEIB DE BETIM (FISBE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95086
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 593
    "inscrito_id" => 10548
    "titulo" => "EJA EM MOVIMENTO: AÇÕES PEDAGÓGICAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EMJTA."
    "resumo" => "O fazer pedagógico no âmbito da Educação Física é um universo inesgotável de ações, pois as diversas etapas do ensino percebem a sua necessidade de intervenção como garantia do acesso as práticas corporais criadas historicamente pela humanidade. Neste sentido, evidenciamos as ações pedagógicas no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde o trato com o conhecimento se dá por meio da aliança entre saber cientifico com o saber popular, na qual a Educação Física em meio as suas práticas se torna uma grande ponte para tal feito. Assim sendo, este trabalho busca apresentar ações que foram desenvolvidas na Escola Municipal José Teobaldo de Azevedo, pertencente a rede municipal ensino da cidade de Limoeiro, situada no agreste pernambucano. As atividades mediadas ocorreram no turno noturno com os alunos das Fase 1 e Fase 2 que compreendem aos anos iniciais do ensino fundamental, cujo seu público eram mais idoso. Assim, as praticas pensadas e planejadas se fizeram presentes com o intuito de agregar valores a partir da cultura corporal (danças, lutas, esportes, praticas corporais de aventura, ginásticas e jogos) buscando sempre a vivência e as experiências relatadas pelos alunos. Ademais, este trabalho é parte da luta pela garantia do direito a educação publica de qualidade em defesa da EJA, além da valorização das práticas em Educação Física enquanto formação integral do aluno."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID10548_TB593_23042023230805.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA SOLEDADE SOLANGE VITORINO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Soledade"
    "autor_email" => "soledadevitorino15@gmail."
    "autor_ies" => "FACULDADE ISEIB DE BETIM (FISBE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O fazer pedagógico no âmbito da Educação Física é um universo inesgotável de ações, pois as diversas etapas do ensino percebem a sua necessidade de intervenção como garantia do acesso as práticas corporais criadas historicamente pela humanidade. Neste sentido, evidenciamos as ações pedagógicas no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde o trato com o conhecimento se dá por meio da aliança entre saber cientifico com o saber popular, na qual a Educação Física em meio as suas práticas se torna uma grande ponte para tal feito. Assim sendo, este trabalho busca apresentar ações que foram desenvolvidas na Escola Municipal José Teobaldo de Azevedo, pertencente a rede municipal ensino da cidade de Limoeiro, situada no agreste pernambucano. As atividades mediadas ocorreram no turno noturno com os alunos das Fase 1 e Fase 2 que compreendem aos anos iniciais do ensino fundamental, cujo seu público eram mais idoso. Assim, as praticas pensadas e planejadas se fizeram presentes com o intuito de agregar valores a partir da cultura corporal (danças, lutas, esportes, praticas corporais de aventura, ginásticas e jogos) buscando sempre a vivência e as experiências relatadas pelos alunos. Ademais, este trabalho é parte da luta pela garantia do direito a educação publica de qualidade em defesa da EJA, além da valorização das práticas em Educação Física enquanto formação integral do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.