A presente pesquisa investiga a locomoção diária de parte dos discentes do Ensino Médio Integrado do CEFET/MG – Campus I, em Belo Horizonte – MG, moradores da RMBH, concebendo essa motilidade como um aspecto impactante na qualidade de vida pessoal e educativa desses alunos. Dentre os aspectos analisados em seus translados, temos os meios de transporte à disposição, percursos/espacialidades (no município e intermunicipais), tempo médio das viagens, qualidade dos serviços, custos, sítio urbano, entre outros. Com o intuito de apresentarmos cartograficamente essas espacialidades e fortalecermos a importância das geotecnologias como ferramentas para entendermos parte da complexidade urbana contemporânea, os percursos foram mapeados utilizando-se o software Google Earth, estudando-se a ocupação urbana na RMBH e suas peculiaridades, bem como as percepções socioambientais dos discentes em seus movimentos cotidianos. O trabalho foi realizado interdisciplinarmente, com as disciplinas de Geografia e Biologia, numa pespectiva sistêmica /transversal do meio urbano. Identificamos ao final, o quanto a mobilidade urbana do discente, de seu domicílio para a escola, interfere na sua disposição e condição para os estudos, independente do meio de transporte utilizado; além das percepções pontuais de seus itinerários e uma baixa identificação com essas visões da metrópole.