As discussões acerca do ensino remoto durante o período da pandemia de Covid-19 têm sido constantemente ampliadas e vieram a objetivar esse estudo que busca analisar a percepção dos discentes do Curso de Ciências Contábeis a respeito da influência do comportamento cognitivo durante esse período. Trata-se de uma pesquisa survey, de abordagem quantitativa, além de exploratória e descritiva cujos dados foram coletados mediante um questionário estruturado e aplicado a estudantes de diversas Instituições de Ensino Superior localizadas no Estado do Rio Grande do Norte, de forma eletrônica por meio do google forms, com perguntas voltadas para a compreensão dos aspectos comportamentais dos estudantes diante das diversas mudanças ocorridas no processo de aprendizagem ocasionadas pela rápida reconfiguração da vida acadêmica. Foi obtida a participação de 90 respondentes. A análise e interpretação dos dados foram realizadas com o auxílio do Excel 2010, complementada com a literatura consultada. Os resultados desse estudo revelam uma percepção positiva em relação ao comportamento cognitivo dos discentes ter sofrido influência de aprendizagem durante o período pandêmico, sendo observado o efeito da heurística da disponibilidade e da heurística da relatividade, além do efeito negativo sobre o processo de aprendizagem dos alunos. Novas estratégias precisam ser elaboradas para suprir o período de dificuldade, bem como novos estudos, afim de entender como os alunos que passaram por esse período na graduação encontram-se no chamado pós-pandemia.