Segundo os princípios preconizados por Rousseau nota-se a importância de colocar a criança no centro do processo de ensino, conhecida como a aprendizagem centrada na criança. Essa abordagem reconhece o direito das crianças se expressarem de forma natural, enquanto o professor atua como mediador da transferência de conhecimento, utilizando métodos que estimulam o interesse pela aprendizagem. O objetivo geral da pesquisa é explorar a contribuição da teoria de Rousseau para a educação infantil, estimulando o reflexo crítico sobre seu impacto e relevância na atualidade, para isso o objetivo específico é exemplificar a prática pedagógica contemporânea e analisar a teoria do desenvolvimento infantil de Rousseau. Para atingir os objetivos propostos, a metodologia do estudo é baseada em referências bibliográficas e envolve uma análise crítica e comparativa entre os princípios propostos por Rousseau e as práticas pedagógicas contemporâneas. Isso requer examinar essas ideias e como se relacionam com os conceitos atuais de aprendizagem realizando pesquisas através de matérias já existentes com finalidade de conhecer melhor o assunto. O autor a ser utilizado é Jean- Jacques Rousseau (1995) pensador político e social avançado. Temos por base de resultados que por meio dessa pesquisa compreende-se que o de desenvolvimento de aprendizagem na educação infantil está no processo evolutivo de autonomia da criança consolidando a sua educação com liberdade.