Este trabalho tem como objetivo analisar o papel que a dramaturgia tem para o desenvolvimento da motivação dos estudantes nas aulas de língua inglesa do ensino fundamental. Por meio de pesquisa bibliográfica e análise de textos diversos, como trechos de roteiros de séries e/ou filmes, que se configuram como materiais autênticos – uma vez que não foram criados necessariamente para fins de ensino-aprendizagem - buscamos compreender as formas pelas quais produções audiovisuais podem ser utilizadas em sala de aula, tanto para estimular o desejo dos estudantes pelo aprendizado quanto para facilitar a internalização de estruturas gramaticais e vocabulário. Também busca-se observar o quanto a inserção de filmes e séries pode ajudar a desenvolver a abordagem da dimensão intercultural, presente nos documentos curriculares atuais, como BNCC e currículos referência estaduais/municipais. Além das questões teóricas, buscamos neste trabalho apontar possíveis caminhos práticos para o planejamento de aulas de língua inglesa para o ensino fundamental, que sejam motivadoras, eficientes e baseadas na ludicidade, trazendo exemplos envolvendo a apresentação de conceitos linguísticos, bem como a prática dos mesmos. Também é nosso objetivo refletir sobre como a abordagem da dramaturgia, especificamente seu ramo televisivo, pode contribuir para o desenvolvimento da oralidade, não apenas a parte de compreensão auditiva, como também para o desenvolvimento/aprimoramento da fala, que muitas vezes, devido a limitações de tempo e recursos, é relegada a segundo plano. Por fim, buscamos refletir sobre os efeitos que a abordagem deste recurso pode ter nas atividades de escrita, tanto para o uso correto das estruturas da língua-alvo, como para o desenvolvimento da criatividade, ao oportunizar que os alunos criem suas próprias histórias para encenação.