A pesquisa tem como motivação analisar a problemática do fechamento de escolas no campo no Brasil e no Ceará, com foco no Assentamento 10 de Abril, em Crato, Ceará. A pesquisa tem como objetivo geral analisar os impactos do fechamento da escola do campo no Assentamento 10 de Abril, em Crato-CE, para a formação cidadã dos camponeses e camponesas da comunidade. A pesquisa possui um caráter qualitativo e exploratório, onde, no primeiro momento, com a realização de leituras por meio de livros, artigos científicos e consulta de acervos institucionais. Alguns autores são Silva (2010), Silva e Alencar (2009), Matos, Souza e Munarini (2018), Barbosa (2021). No segundo momento, ocorreu entrevistas semiestruturadas no assentamento, no formato de uma roda de conversa no assentamento com os professores e estudantes que vivenciaram a escola. Como instrumentos e técnicas, foram utilizados gravador de celular e caderno de campo para registros e transcrições das entrevistas. Por fim, vem ocorrendo as transcrições das falas e resultados da pesquisa. De acordo com as falas já analisadas, o fechamento da escola no Assentamento 10 de Abril, ocasionou vários problemas para os estudantes da comunidade como o estudo descontextualizado, problemas com relação ao deslocamento casa-escola e casos de preconceitos sofridos pelos estudantes que tiveram que sair do assentamento. Entende-se que a escola no assentamento era uma instituição fundamental para formação dos discentes do assentamento, enquanto sujeitos do campo, camponeses da reforma agrária e com o fechamento da escola prejudicou o direito à educação e sua identidade camponesa.