Com o objetivo de investigar a presença e como são abordados os princípios e conceitos geográficos nos Projetos Pedagógicos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, e assim reconhecer se os conteúdos trabalhados nas unidades curriculares de Geografia do IFSC estariam próximos a uma Geografia Tradicional de transmissão de conteúdo, ou da Geografia Crítica, realizou-se a análise exploratória, qualitativa e quantitativa, dos objetivos, conteúdos e metodologia das ementas de Geografia. Os textos de Santos (2004, 2006 e 2014) serviram referencial teórico para compreensão dos conceitos geográficos (espaço, território, região, paisagem e lugar) e de espaço geográfico, como também dos princípios geográficos da totalidade, história, dialética e interdisciplinaridade. O ensaio mostrou a presença, quase que integral, dos Conceitos Geográficos nos conteúdos prescritos, bem como a preocupação de todos os cursos em possibilitar aos(as) estudantes a compreensão do espaço geográfico, inferindo0se sobre o modo como a Geografia foi pensada no IFSC, distanciando da prática da Geografia Tradicional e retratando a proximidade com os objetivos da Geografia Crítica e EPT.