Este trabalho tem por temática de estudo a Produção de Vídeo Estudantil como atividade lúdica e de pesquisa no processo de ensino de Geografia. Fundamenta-se em um estudo qualitativo a partir do desenvolvimento da proposta, bem como em revisão bibliográfica atinente à temática, na qual será discutida a importância da utilização da linguagem de mídia em sala de aula, visto que a mídia audiovisual tem aceitação nas práticas escolares, tanto por parte dos professores como dos estudantes. Neste artigo, buscamos ainda investigar a Produção de Vídeo Estudantil como produto na metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projeto. Deste modo, pretendemos destaca a importância da mídia digital no processo de ensino e aprendizagem e sua utilização na disciplina de Geografia no Ensino Médio e relacionar ferramentas e softwares que estão disponíveis no mercado para instrumentalizar professores e estudantes na produção de vídeos que contribuam no aprendizado dos conteúdos ministrados nas aulas de Geografia. Além de propor uma metodologia inovadora para o ensino de Geografia que vise desenvolver nos estudantes a capacidade de pesquisar, conhecer, produzir e apreender os conteúdos das disciplinas não apenas de forma mecânica, mas na prática; não apenas no ambiente escolar, mas também nos espaços de vivência cotidiana; não apenas para o momento da prova, mas para toda sua vida. Tornando esses espaços de vivência em espaços de contínuo ensino e aprendizagem.