Buscamos construir esse texto a partir das transformações trazidas pela reforma educacional apresentada como Novo Ensino Médio - implementada a partir de 2022 - e as alterações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sendo um dos fatores do novo paradigma educacional de políticas públicas que foram implementadas no sistema educacional brasileiro. Traçando um paralelo entre a reforma do ensino médio e a implementação das escolas cívico-militares, promovemos uma discussão acerca da qualidade do ensino na escola pública. A nossa metodologia foi construída a partir dos microdados do Censo Escolar produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) os anos do Censo operados em nossas descrições e análises foram os anos de 2008 a 2022. Também utilizamos o software RStudio que trabalha com a linguagem de programação “R” para a extração dos dados das escolas cívico-militares e da rede estadual como um todo e por fim, a análise desses dados. Realizamos um diálogo com as legislações do Estado do Paraná e Federal que regulamenta o modelo cívico militar e sua implementação e com autores como Cury (2008), Belloni (2003). Ao analisar a efetivação da garantia do direito à educação com qualidade nesse trabalho, percebemos que na proposta do modelo de militarização no Estado do Paraná, tornou-se um contexto de fortalecimento do conservadorismo e de ofensa à escola pública quando o Governo do Estado do Paraná opta por financiar um projeto de educação diferente do que a área da educação pública defende.