A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as políticas federais de logísticas de transportes da soja na Amazônia paraense, com ênfase na rodovia Cuiabá – Santarém (BR-163/PA) entre 1995-2020. Os procedimentos metodológicos da pesquisa tiveram como referencial o emprego do método misto (quantitativo e qualitativo). No método quantitativo foi realizado uma revisão documental sobre o tema da pesquisa em diversas instituições. Quanto ao emprego do método qualitativo, ocorreu através da revisão bibliográfica de textos sobre a temática da pesquisa. Os resultados e discussão apontam que no período em análise (1995-2020) esta rodovia sai da condição de rodovia marginal no transporte de cargas de soja para a condição de “rodovia da soja” sendo considerada na atualidade (2023) como eixo estratégico de escoamento da produção de soja do Centro Oeste para os portos do Arco Norte, localizados no estado do Pará. A execução de políticas federais de logísticas de transportes ao longo deste período contribuíram de forma decisiva para a requalificação técnica deste importante vetor de transporte de cargas no Brasil que é a BR-163/PA. As considerações finais indicam que a BR-163/PA tem sido objeto ao longo dos anos de 1995-2020 de importantes ações de políticas federais de logísticas de transportes da soja, que de forma mais explicita iniciada no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) ações que foram continuadas pelos demais governos federais no período até a gestão Jair Bolsonaro (2019 - 2022), objeto final de análise temporal da presente pesquisa