O objetivo geral da pesquisa foi analisar a importância da expansão da oferta do curso técnico em Agroecologia pelos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia (IFETs). Seguiu-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, com a análise quanti-qualitativa dos resultados. Para o desenvolvimento da discussão teórica e conceitual destacam-se os seguintes autores: Assis e Romeiro (2002), Feiden (2005), Norder et. al. (2016) e Emater (2000). Por meio da pesquisa documental fez-se o levantamento de dados estatísticos sobre a oferta dos cursos técnicos em Agroecologia nos IFETs, catalogados pela Plataforma Nilo Peçanha. A análise dos dados obtidos seguiu a análise do conteúdo, de acordo com Bardin (2011). A pesquisa trouxe uma importante reflexão sobre a Agroecologia como ciência que norteia a produção agrícola de forma sustentável, além da expansão educação formal através da ampliação da oferta de mais cursos técnicos pelos IFETs. A ampliação da oferta de cursos terá a missão de expandir a educação formal no campo, a produção sustentável e a busca pela segurança alimentar dos pequenos produtores dentro da Agricultura Familiar.