Este artigo é parte integrante da pesquisa em andamento “Narrativas que contam história de formação: Programa Residência Pedagógica em Geografia na UNEB nos Territórios do Recôncavo e do sisal”, que está sendo desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais (PROET), do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus I, Salvador. O qual intenta analisar, a partir das histórias narradas, as aprendizagens apreendidas na/sobre a formação docente pelos residentes dos cursos de Licenciatura em Geografia dos campi V e XI da UNEB durante a participação nos subprojetos do Programa Residência Pedagógica (PRP) desses departamentos nos Territórios do Recôncavo Baiano e do Sisal da Bahia. Este trabalho é de abordagem qualitativa e está fundamentado na pesquisa (auto)biográfica. O principal procedimento metodológico que será adotado nesse trabalho é a Entrevista Narrativa gravada, esse dispositivo de pesquisa será utilizado para coletar dados e informações de dez professores que vivenciaram a formação inicial no curso de Licenciatura em Geografia, na UNEB, e que experenciaram o PRP enquanto bolsistas no Território do Recôncavo Baiano e do Sisal, entre novembro de 2020 e abril de 2024. Vale salientar que como a referida pesquisa encontra-se em andamento, até o momento tem-se realizado a pesquisa bibliográfica. Sendo assim, as leituras realizadas, sinalizam a importância dessa política no âmbito do magistério, sobretudo na formação inicial de professores, por possibilitar vivências na/sobre a docência que transcendem a formação que o Estágio Curricular obrigatório tem proporcionado.