No contexto histórico brasileiro a preocupação com a alimentação escolar ocorreu desde os anos de 1920, ocasião em que o Brasil enfrentava problemas com a fome e a desnutrição, sendo essencial oferecer alimentação adequada para suprir as carências alimentares. O estudo tem por objetivo analisar as perspectivas e entraves vivenciados pelos agricultores familiares camponeses na comercialização dos alimentos cultivados para o mercado institucional do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), para a rede municipal de ensino do município de Quebrangulo/AL. Como procedimentos metodológicos utilizamos a revisão bibliográfica que aborda a temática relacionada às pesquisas de autores como, Castro (2010), Triches, (2010), Fogagnoli (2011), Peixinho (2011), Grisa e Porto (2023). Os dados secundários em instituições como o IBGE e os documentos oficiais que regem o Programa Nacional de Alimentação Escolar. A inserção do agricultor familiar camponês nesse mercado institucional do PNAE, proporciona o incentivo a diversidade de cultivos, como também é um instrumento importante para a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). A aquisição de alimentos pelo PNAE no município de Quebrangulo, no período em análise (2022), ultrapassou os recursos mínimos (30%), preconizado pela Lei 11.947/2009, os quais viabilizam a elaboração dos cardápios com alimentação diversificada e saudável.