Os agrotóxicos são um grande problema ambiental da atualidade. Seus impactos afetam todo o ambiente, causando prejuízos à saúde humana e à biodiversidade, bem como contaminação dos solos, das águas e do ar. Nas regiões do Cerrado, onde o agrohidronegócio exerce grande poder, a utilização dessas substâncias químicas é maciça. A escola deve conduzir os estudantes a atitude reflexiva e crítica diante dessa realidade, buscando uma formação emancipatória e cidadã. Cabe à Geografia, uma matéria curricular, levar o aluno à construção de sua cidadania, por meio da produção de ferramentas teóricas objetivando que as pessoas entendam o mundo para, então, entenderem a si mesmas como sujeitos nesse mundo, podendo assim, reconhecer a espacialidade dos fenômenos sociais. Para mobilizar o ensino dos agrotóxicos na educação básica, a partir da relação entre a Geografia Escolar, os conhecimentos docentes e a cultura escolar, apresenta-se como uma proposta bastante interessante para a compreensão do saber fazer didático-pedagógico. Natureza e sociedade são compreendidos como uma totalidade, que formam o ambiente, o qual pode ser estudado pela Geografia Ambiental, a partir da convergência de diálogo de saberes interdisciplinares e de saberes tradicionais.