Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

CEA: UM ESPAÇOTEMPO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 05 - Educação Ambiental e Educação do Campo
0 of 0
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93607 "edicao_id" => 307 "trabalho_id" => 1413 "inscrito_id" => 358 "titulo" => "CEA: UM ESPAÇOTEMPO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO" "resumo" => "O objetivo desta pesquisa foi investigar um Centro de Educação Ambiental (CEA) sediado na Escola Municipal Chile (Rio de Janeiro), que é um Ginásio Experimental do Samba. Buscamos entender que objetivos fundamentam suas ações, seus desdobramentos na escola e na comunidade, criações curriculares e aproximações com as macrotendências da Educação Ambiental. Os dados foram produzidos a partir de duas entrevistas com o professor responsável pelo CEA, uma entrevista com duas professoras que participaram de suas atividades, 16 boletins do informativo “Chilegal Ambiente”, cadernos de registros das atividades do CEA, observações e vivências no projeto. Concluímos que que um CEA criado num Ginásio experimental tem implicações de ordem política, curricular e epistemológica. Os resultados obtidos reforçaram nosso empenho em investigar a educação ambiental desenvolvida nas escolas, forjada na interface entre as disciplinas Ciências e Geografia e temáticas do campo da Educação Ambiental, em diálogo com os princípios básicos da escolarização.O objetivo desta pesquisa foi investigar um Centro de Educação Ambiental (CEA) sediado na Escola Municipal Chile (Rio de Janeiro), que é um Ginásio Experimental" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "LT 05 - Educação Ambiental e Educação do Campo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID358_TB1413_22032023190214.pdf" "created_at" => "2023-11-09 16:05:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACQUELINE GIRÃO" "autor_nome_curto" => "Jacqueline G." "autor_email" => "giraojac@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20" "publicacao_id" => 84 "publicacao_nome" => "Revista ENPEC" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93607 "edicao_id" => 307 "trabalho_id" => 1413 "inscrito_id" => 358 "titulo" => "CEA: UM ESPAÇOTEMPO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO" "resumo" => "O objetivo desta pesquisa foi investigar um Centro de Educação Ambiental (CEA) sediado na Escola Municipal Chile (Rio de Janeiro), que é um Ginásio Experimental do Samba. Buscamos entender que objetivos fundamentam suas ações, seus desdobramentos na escola e na comunidade, criações curriculares e aproximações com as macrotendências da Educação Ambiental. Os dados foram produzidos a partir de duas entrevistas com o professor responsável pelo CEA, uma entrevista com duas professoras que participaram de suas atividades, 16 boletins do informativo “Chilegal Ambiente”, cadernos de registros das atividades do CEA, observações e vivências no projeto. Concluímos que que um CEA criado num Ginásio experimental tem implicações de ordem política, curricular e epistemológica. Os resultados obtidos reforçaram nosso empenho em investigar a educação ambiental desenvolvida nas escolas, forjada na interface entre as disciplinas Ciências e Geografia e temáticas do campo da Educação Ambiental, em diálogo com os princípios básicos da escolarização.O objetivo desta pesquisa foi investigar um Centro de Educação Ambiental (CEA) sediado na Escola Municipal Chile (Rio de Janeiro), que é um Ginásio Experimental" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "LT 05 - Educação Ambiental e Educação do Campo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID358_TB1413_22032023190214.pdf" "created_at" => "2023-11-09 16:05:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACQUELINE GIRÃO" "autor_nome_curto" => "Jacqueline G." "autor_email" => "giraojac@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20" "publicacao_id" => 84 "publicacao_nome" => "Revista ENPEC" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar um Centro de Educação Ambiental (CEA) sediado na Escola Municipal Chile (Rio de Janeiro), que é um Ginásio Experimental do Samba. Buscamos entender que objetivos fundamentam suas ações, seus desdobramentos na escola e na comunidade, criações curriculares e aproximações com as macrotendências da Educação Ambiental. Os dados foram produzidos a partir de duas entrevistas com o professor responsável pelo CEA, uma entrevista com duas professoras que participaram de suas atividades, 16 boletins do informativo “Chilegal Ambiente”, cadernos de registros das atividades do CEA, observações e vivências no projeto. Concluímos que que um CEA criado num Ginásio experimental tem implicações de ordem política, curricular e epistemológica. Os resultados obtidos reforçaram nosso empenho em investigar a educação ambiental desenvolvida nas escolas, forjada na interface entre as disciplinas Ciências e Geografia e temáticas do campo da Educação Ambiental, em diálogo com os princípios básicos da escolarização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.