O tripé ensino-pesquisa-extensão tem grande relevância para a constituição da universidade pública brasileira e, principalmente no contexto de curricularização da extensão a partir da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, a extensão universitária vem sendo repensada. Assim, o presente trabalho investiga de que modo a extensão universitária - com enfoque intercultural - aparece nas pesquisas publicadas no contexto de Ensino de Ciências, mais especificamente, relacionadas à formação de docentes nesta área. Ao total, foram selecionados para a análise 12 trabalhos, encontrados através de buscas por artigos, dissertações e teses, entre 2012 e 2022, nas plataformas Google Acadêmico, Periódico CAPES e SciELO. Foi possível perceber que o contexto local e o território das comunidades são importantes na extensão intercultural, sendo a interculturalidade o potencial fio condutor da territorialidade da reflexão e ação docente. Entretanto, muitos programas de extensão, mesmo com abordagens interculturais, ainda possuem caráter assistencialista que hierarquizam o conhecimento.