Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

AUSÊNCIA DA ASTRONOMIA CULTURAL NO CURRÍCULO ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93588
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1386
    "inscrito_id" => 3387
    "titulo" => "AUSÊNCIA DA ASTRONOMIA CULTURAL NO CURRÍCULO ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo mostrar como é a percepção dos estudantes frente a ausência ou presença da Astronomia Cultural no currículo escolar do Ensino Médio, discutindo a possível contribuição dessa inserção para o reconhecimento desses saberes e mitigação de preconceitos. Sua realização justifica-se a partir da necessidade de suscitar esse tipo de discussão, aliada a um contato mais profundo com os conceitos relacionados a astronomia de povos tradicionais, como os indígenas, revelando a urgência de uma abordagem mais significativa e pautada na relevância desses saberes. Esse projeto de intervenção foi realizado na cidade de Manaus (AM), em turmas do Ensino Médio da rede pública. Através da análise dos dados coletados, foi possível visualizar a percepção dos alunos a respeito das ausências desses temas e as possíveis contribuições que a inserção da astronomia cultural pode possibilitar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3387_TB1386_13032023153546.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIENE SANTOS RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIENE RIBEIRO"
    "autor_email" => "luciene_sr@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93588
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1386
    "inscrito_id" => 3387
    "titulo" => "AUSÊNCIA DA ASTRONOMIA CULTURAL NO CURRÍCULO ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo mostrar como é a percepção dos estudantes frente a ausência ou presença da Astronomia Cultural no currículo escolar do Ensino Médio, discutindo a possível contribuição dessa inserção para o reconhecimento desses saberes e mitigação de preconceitos. Sua realização justifica-se a partir da necessidade de suscitar esse tipo de discussão, aliada a um contato mais profundo com os conceitos relacionados a astronomia de povos tradicionais, como os indígenas, revelando a urgência de uma abordagem mais significativa e pautada na relevância desses saberes. Esse projeto de intervenção foi realizado na cidade de Manaus (AM), em turmas do Ensino Médio da rede pública. Através da análise dos dados coletados, foi possível visualizar a percepção dos alunos a respeito das ausências desses temas e as possíveis contribuições que a inserção da astronomia cultural pode possibilitar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3387_TB1386_13032023153546.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIENE SANTOS RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIENE RIBEIRO"
    "autor_email" => "luciene_sr@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar como é a percepção dos estudantes frente a ausência ou presença da Astronomia Cultural no currículo escolar do Ensino Médio, discutindo a possível contribuição dessa inserção para o reconhecimento desses saberes e mitigação de preconceitos. Sua realização justifica-se a partir da necessidade de suscitar esse tipo de discussão, aliada a um contato mais profundo com os conceitos relacionados a astronomia de povos tradicionais, como os indígenas, revelando a urgência de uma abordagem mais significativa e pautada na relevância desses saberes. Esse projeto de intervenção foi realizado na cidade de Manaus (AM), em turmas do Ensino Médio da rede pública. Através da análise dos dados coletados, foi possível visualizar a percepção dos alunos a respeito das ausências desses temas e as possíveis contribuições que a inserção da astronomia cultural pode possibilitar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.