Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

PRÁTICAS EPISTÊMICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: ESTADO DO CONHECIMENTO COM BASE NA ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES

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Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

No cenário educacional atual há uma crescente necessidade de discutir sobre o desenvolvimento do senso crítico em sala de aula. Desse modo, é necessário pensar em estratégias pedagógicas que reflitam sobre a importâncias das interações discursivas mobilizadas por práticas epistêmicas que gera argumentação no processo de construção de conhecimentos científicos. Assim sendo, o objetivo dessa pesquisa é caracterizar o cenário da produção científica relacionada às PE no ensino de Biologia por meio do mapeamento de teses e dissertações desenvolvidas no Brasil. Para isso, utilizamos as etapas da produção de um estado do conhecimento sobre a temática mencionada. Encontramos 15 pesquisas consideradas relevantes para o objetivo proposto e identificamos que todas são empíricas, com intervenções por meio de sequências didáticas, aulas de campos, rodas de conversa, jogo didático e argumentos escritos. As ferramentas analíticas mais recorrentes foram a de Araújo (2008) e Kelly e Licona (2018), que mobilizaram diferentes PE nos contextos pesquisados.

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