Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

COMUNIDADE DE PRÁTICA COMO CENÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCADORES POPULARES E PESQUISADORES DO ENSINO DE CIÊNCIAS: LIMITES E POTENCIALIDADES NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93485
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1216
    "inscrito_id" => 2949
    "titulo" => "COMUNIDADE DE PRÁTICA COMO CENÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCADORES POPULARES E PESQUISADORES DO ENSINO DE CIÊNCIAS: LIMITES E POTENCIALIDADES NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA"
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos os limites e as potencialidades de comunidade de prática estabelecida entre universidade e movimento social no contexto de extensão universitária realizada no Complexo do Salgueiro em São Gonçalo, município do Rio de Janeiro. Para isso, analisamos como as três dimensões da comunidade de prática foram estruturadas em nosso grupo de extensão, a saber: domínio, comunidade e prática, a partir das (re)negociações e (re)configurações do grupo. O material empírico que possibilitou a análise dos dados é proveniente da construção coletiva a partir de atas de reuniões e relatórios de planejamentos de ações extensionistas, buscamos neste trabalho operacionalizar o conceito de diálogo de Freire na perspectiva de compreender as ações da comunidade na construção de modos de interação e no aprendizado coletivo entre sujeitos de práticas sociais distintas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID2949_TB1216_15112022235315.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA BARBOSA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA"
    "autor_email" => "barbosa_andressa@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ) - FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93485
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1216
    "inscrito_id" => 2949
    "titulo" => "COMUNIDADE DE PRÁTICA COMO CENÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCADORES POPULARES E PESQUISADORES DO ENSINO DE CIÊNCIAS: LIMITES E POTENCIALIDADES NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA"
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos os limites e as potencialidades de comunidade de prática estabelecida entre universidade e movimento social no contexto de extensão universitária realizada no Complexo do Salgueiro em São Gonçalo, município do Rio de Janeiro. Para isso, analisamos como as três dimensões da comunidade de prática foram estruturadas em nosso grupo de extensão, a saber: domínio, comunidade e prática, a partir das (re)negociações e (re)configurações do grupo. O material empírico que possibilitou a análise dos dados é proveniente da construção coletiva a partir de atas de reuniões e relatórios de planejamentos de ações extensionistas, buscamos neste trabalho operacionalizar o conceito de diálogo de Freire na perspectiva de compreender as ações da comunidade na construção de modos de interação e no aprendizado coletivo entre sujeitos de práticas sociais distintas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID2949_TB1216_15112022235315.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA BARBOSA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA"
    "autor_email" => "barbosa_andressa@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ) - FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Neste trabalho apresentamos os limites e as potencialidades de comunidade de prática estabelecida entre universidade e movimento social no contexto de extensão universitária realizada no Complexo do Salgueiro em São Gonçalo, município do Rio de Janeiro. Para isso, analisamos como as três dimensões da comunidade de prática foram estruturadas em nosso grupo de extensão, a saber: domínio, comunidade e prática, a partir das (re)negociações e (re)configurações do grupo. O material empírico que possibilitou a análise dos dados é proveniente da construção coletiva a partir de atas de reuniões e relatórios de planejamentos de ações extensionistas, buscamos neste trabalho operacionalizar o conceito de diálogo de Freire na perspectiva de compreender as ações da comunidade na construção de modos de interação e no aprendizado coletivo entre sujeitos de práticas sociais distintas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.