Este estudo buscou desenvolver um material de apoio pedagógico que auxiliasse o ensino de conceitos de biologia celular a estudantes com deficiência visual. Para tanto, foi utilizada uma Sequência Didática - uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) de caráter inclusivo, com modelos concretos desenvolvidos em impressoras 3D para fomentar a evolução conceitual da disciplina. Com uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, esta proposta resultou em um produto educacional para estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS. Toda a pesquisa foi pautada nos preceitos da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC) e estruturada nos moldes de uma UEPS, com adaptações necessárias ao atendimento do caráter inclusivo e inovador da pesquisa. Por fim, o produto educacional foi estruturado com duas partes. A primeira, um guia virtual de impressão 3D no formato de página web, e a segunda, a proposta de UEPS que foi utilizada ao longo da pesquisa. O material possui potencial para que alcance um grande público docente, estímulo para a ampliação de pesquisas nessa temática e inspiração para outras pesquisas que busquem a garantia dos direitos dos estudantes com deficiência visual.