Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES MONITORES DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93479
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1209
    "inscrito_id" => 1119
    "titulo" => "NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES MONITORES DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Este estudo analisa como os professores monitores, do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Diniz percebem a relação entre a Neurociência e a Educação, no que se refere às dificuldades de aprendizagem durante os processos de ensino e aprendizagem de ciências entre os estudantes participantes do Clube. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa envolvendo três professores monitores com maior tempo de atuação no Clube. Foi utilizado um questionário semi-estruturado acerca da importância da Neurociência na formação de professores. Os dados constituídos foram sistematizados de acordo com os pressupostos de uma análise descritiva considerando o referencial teórico pertinente ao tema. Os resultados apontam que, embora os professores monitores compreendam a importância da temática, os mesmos não se sentem seguros para uma abordagem mais efetiva acerca do tema, pois não tiveram qualquer tipo de discussão no decorrer de sua formação inicial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1119_TB1209_22022023112704.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA CRISTINA PALHETA ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA"
    "autor_email" => "mcppalhetaalbuquerque@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93479
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1209
    "inscrito_id" => 1119
    "titulo" => "NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES MONITORES DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Este estudo analisa como os professores monitores, do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Diniz percebem a relação entre a Neurociência e a Educação, no que se refere às dificuldades de aprendizagem durante os processos de ensino e aprendizagem de ciências entre os estudantes participantes do Clube. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa envolvendo três professores monitores com maior tempo de atuação no Clube. Foi utilizado um questionário semi-estruturado acerca da importância da Neurociência na formação de professores. Os dados constituídos foram sistematizados de acordo com os pressupostos de uma análise descritiva considerando o referencial teórico pertinente ao tema. Os resultados apontam que, embora os professores monitores compreendam a importância da temática, os mesmos não se sentem seguros para uma abordagem mais efetiva acerca do tema, pois não tiveram qualquer tipo de discussão no decorrer de sua formação inicial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1119_TB1209_22022023112704.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA CRISTINA PALHETA ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA"
    "autor_email" => "mcppalhetaalbuquerque@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este estudo analisa como os professores monitores, do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Diniz percebem a relação entre a Neurociência e a Educação, no que se refere às dificuldades de aprendizagem durante os processos de ensino e aprendizagem de ciências entre os estudantes participantes do Clube. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa envolvendo três professores monitores com maior tempo de atuação no Clube. Foi utilizado um questionário semi-estruturado acerca da importância da Neurociência na formação de professores. Os dados constituídos foram sistematizados de acordo com os pressupostos de uma análise descritiva considerando o referencial teórico pertinente ao tema. Os resultados apontam que, embora os professores monitores compreendam a importância da temática, os mesmos não se sentem seguros para uma abordagem mais efetiva acerca do tema, pois não tiveram qualquer tipo de discussão no decorrer de sua formação inicial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.