Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: SEM TEKOHÁ NÃO HÁ PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE SAÚDE PARA OS POVOS GUARANI E KAIOWÁ

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Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Na educação escolar indígena os temas relacionados aos processos de produção de saúde da gestação ao parto têm sido abordados de maneira conteudista, biomédica e apolítica. Assim, o objetivo da pesquisa foi investiga quais eram as harmonias básicas presentes entre os guaranis e kaiowás no período da gestação ao parto. A pesquisa foi desenvolvida na Aldeia Potrero Guassy, localizada no município de Paranhos, Estado de Mato Grosso do Sul em diálogo com três parteir@s. As análises dos dados apontam a presença de três harmonias básicas: natureza, práticas sociais e alimentação. Compreendemos que é papel da escola abordar o tema num diálogo intercultural, cosmológico e político que incorpore o tekohá como demanda a ser contemplada, uma vez que ela é uma representação da história e do imaginário dos guaranis e kaiowás, portanto, que traz implicitamente suas subjetividades. Neste sentido, uma reflexão por meio da psicanálise é feita ao final do trabalho.

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