Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

MANANCIAIS DE ÁGUA, CIANOBACTÉRIAS E QUALIDADE DA ÁGUA: PODEMOS DISCUTIR ESTES TEMAS COM CRIANÇAS?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 05 - Educação Ambiental e Educação do Campo
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93427
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1132
    "inscrito_id" => 68
    "titulo" => "MANANCIAIS DE ÁGUA, CIANOBACTÉRIAS E QUALIDADE DA ÁGUA: PODEMOS DISCUTIR ESTES TEMAS COM CRIANÇAS?"
    "resumo" => "Os processos de degradação dos mananciais de água doce se configuram em uma preocupação crescente, podendo prejudicar sua balneabilidade, comprometer os fornecimentos de água e alimento e colocar a saúde da população em risco. Assim, propomos uma pesquisa com docentes do 1o segmento do Ensino Fundamental no contexto de formação continuada, dentro da perspectiva de Educação Ambiental Crítica, para discutir a degradação desses mananciais, a proliferação das cianobactérias e respectivas consequências na saúde ambiental e humana. Este recorte traz os resultados de uma roda de conversa que objetivou sistematizar suas percepções quanto à adequação e aceitabilidade da abordagem dessa temática com seus alunos e as dificuldades de aprendizagem observadas. Os resultados indicam que as professoras, a princípio, consideravam os temas inadequados/difíceis para suas turmas, todavia, conforme foram sendo trabalhados, perceberam o interesse, a curiosidade e a intencionalidade dos alunos em aprendê-los, desmistificando suas percepções iniciais quanto a sua dificuldade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 05 - Educação Ambiental e Educação do Campo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID68_TB1132_28022023042347.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIENAE GENÉSIA CORRÊA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELIENAE PEREIRA"
    "autor_email" => "elienaep@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93427
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1132
    "inscrito_id" => 68
    "titulo" => "MANANCIAIS DE ÁGUA, CIANOBACTÉRIAS E QUALIDADE DA ÁGUA: PODEMOS DISCUTIR ESTES TEMAS COM CRIANÇAS?"
    "resumo" => "Os processos de degradação dos mananciais de água doce se configuram em uma preocupação crescente, podendo prejudicar sua balneabilidade, comprometer os fornecimentos de água e alimento e colocar a saúde da população em risco. Assim, propomos uma pesquisa com docentes do 1o segmento do Ensino Fundamental no contexto de formação continuada, dentro da perspectiva de Educação Ambiental Crítica, para discutir a degradação desses mananciais, a proliferação das cianobactérias e respectivas consequências na saúde ambiental e humana. Este recorte traz os resultados de uma roda de conversa que objetivou sistematizar suas percepções quanto à adequação e aceitabilidade da abordagem dessa temática com seus alunos e as dificuldades de aprendizagem observadas. Os resultados indicam que as professoras, a princípio, consideravam os temas inadequados/difíceis para suas turmas, todavia, conforme foram sendo trabalhados, perceberam o interesse, a curiosidade e a intencionalidade dos alunos em aprendê-los, desmistificando suas percepções iniciais quanto a sua dificuldade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 05 - Educação Ambiental e Educação do Campo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID68_TB1132_28022023042347.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIENAE GENÉSIA CORRÊA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELIENAE PEREIRA"
    "autor_email" => "elienaep@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Os processos de degradação dos mananciais de água doce se configuram em uma preocupação crescente, podendo prejudicar sua balneabilidade, comprometer os fornecimentos de água e alimento e colocar a saúde da população em risco. Assim, propomos uma pesquisa com docentes do 1o segmento do Ensino Fundamental no contexto de formação continuada, dentro da perspectiva de Educação Ambiental Crítica, para discutir a degradação desses mananciais, a proliferação das cianobactérias e respectivas consequências na saúde ambiental e humana. Este recorte traz os resultados de uma roda de conversa que objetivou sistematizar suas percepções quanto à adequação e aceitabilidade da abordagem dessa temática com seus alunos e as dificuldades de aprendizagem observadas. Os resultados indicam que as professoras, a princípio, consideravam os temas inadequados/difíceis para suas turmas, todavia, conforme foram sendo trabalhados, perceberam o interesse, a curiosidade e a intencionalidade dos alunos em aprendê-los, desmistificando suas percepções iniciais quanto a sua dificuldade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.