Neste trabalho, pensando nas questões de gênero na Física, nos questionamos como as pesquisas de gênero e física se organizam no espaço da universidade? Temos, assim, por objetivo, compreender a organização das pesquisas relacionadas ao ensino de Física e gênero nas universidades. Realizamos uma busca entre periódicos de educação de qualis A1 da CAPES (2013-2016) e apresentamos cinquenta e sete artigos, entre os anos de 2010 e o primeiro quadrimestre de 2021, compreendendo entre grupos de palavras, organizando uma visão panorâmica, embora parcial, das relações entre estes trabalhos. Consideramos assim, quatro grupos: Pedagogias – currículo – comparações entre gêneros – disciplina – desempenho; Revisão bibliográfica – banco de dados – gap – conceitos – testes; Entrevista – acadêmicas/os – investigação – identidade – normas de gênero e Machismos – assédio sexual – senso de pertencimento – mulheres – preconceito. Embora tenhamos compreendido organizações que relacionam os trabalhos de gênero e Física, reconhecemos a necessidade de aprofundar a análise dos artigos em pesquisas futuras.