Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE POR PROFESSORES PARTICIPANTES DE UMA FORMAÇÃO NA PERSPECTIVA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93357
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1026
    "inscrito_id" => 2982
    "titulo" => "RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE POR PROFESSORES PARTICIPANTES DE UMA FORMAÇÃO NA PERSPECTIVA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO"
    "resumo" => "Apresentamos parte de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender como um curso de formação, na perspectiva do ensino por investigação, contribuiu para a ressignificação da prática de professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental. A partir de relatos produzidos no contexto do curso e de respostas a um questionário aplicado para fins da pesquisa, foi realizada a análise das tensões e contradições que desafiam a ressignificação da prática docente, fundamentada na Teoria da Atividade. Interessa-nos divulgar, neste recorte, as possibilidades de reconceituação da prática, pelos professores, a partir das oportunidades de ruptura entre a significação social e o sentido pessoal da atividade docente, proporcionadas pelo curso. Destacam-se a troca de experiências entre pares; a aproximação entre conhecimentos acadêmicos e saberes construídos na escola; a reflexão sobre esse contexto; e a formação de uma nova postura diante do processo de ensino e aprendizagem em ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2982_TB1026_11032023084813.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIANE DOS SANTOS SCARABELLI RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "LIDIANE"
    "autor_email" => "lidiscarabelli@gmail.com"
    "autor_ies" => "EMEF FEU ROSA E EEEFM ARISTÓBULO BARBOSA LEÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93357
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1026
    "inscrito_id" => 2982
    "titulo" => "RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE POR PROFESSORES PARTICIPANTES DE UMA FORMAÇÃO NA PERSPECTIVA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO"
    "resumo" => "Apresentamos parte de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender como um curso de formação, na perspectiva do ensino por investigação, contribuiu para a ressignificação da prática de professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental. A partir de relatos produzidos no contexto do curso e de respostas a um questionário aplicado para fins da pesquisa, foi realizada a análise das tensões e contradições que desafiam a ressignificação da prática docente, fundamentada na Teoria da Atividade. Interessa-nos divulgar, neste recorte, as possibilidades de reconceituação da prática, pelos professores, a partir das oportunidades de ruptura entre a significação social e o sentido pessoal da atividade docente, proporcionadas pelo curso. Destacam-se a troca de experiências entre pares; a aproximação entre conhecimentos acadêmicos e saberes construídos na escola; a reflexão sobre esse contexto; e a formação de uma nova postura diante do processo de ensino e aprendizagem em ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2982_TB1026_11032023084813.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIANE DOS SANTOS SCARABELLI RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "LIDIANE"
    "autor_email" => "lidiscarabelli@gmail.com"
    "autor_ies" => "EMEF FEU ROSA E EEEFM ARISTÓBULO BARBOSA LEÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Apresentamos parte de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender como um curso de formação, na perspectiva do ensino por investigação, contribuiu para a ressignificação da prática de professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental. A partir de relatos produzidos no contexto do curso e de respostas a um questionário aplicado para fins da pesquisa, foi realizada a análise das tensões e contradições que desafiam a ressignificação da prática docente, fundamentada na Teoria da Atividade. Interessa-nos divulgar, neste recorte, as possibilidades de reconceituação da prática, pelos professores, a partir das oportunidades de ruptura entre a significação social e o sentido pessoal da atividade docente, proporcionadas pelo curso. Destacam-se a troca de experiências entre pares; a aproximação entre conhecimentos acadêmicos e saberes construídos na escola; a reflexão sobre esse contexto; e a formação de uma nova postura diante do processo de ensino e aprendizagem em ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.