Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93292
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 934
    "inscrito_id" => 652
    "titulo" => "INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO"
    "resumo" => "O objetivo principal deste trabalho foi utilizar os Indicadores descritos por Sasseron e Carvalho (2008), para analisar as atividades sobre energia elétrica, presentes em um livro didático de Ciências do 8° ano dos anos finais do Ensino Fundamental, discutindo-se o potencial destas para o desenvolvimento da Alfabetização Científica. A metodologia adotada foi a de pesquisa documental sob uma abordagem qualitativa, buscando evidenciar as características relevantes das atividades presentes no material analisado. Os resultados apontam que os verbos presentes no enunciado das atividades estão relacionados aos Indicadores, e assim podem contribuir para a Alfabetização Científica, sendo os mais frequentes aqueles que recomendam os estudantes a observar, explicar, debater, elaborar, classificar, comparar, escrever, analisar, pesquisar, justificar, relacionar e argumentar. Foi possível identificar, nas atividades propostas aos estudantes, os verbos que representam ações em prol da Alfabetização Cientifica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID652_TB934_15022023142650.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAITIANY KARITA BONZANINI"
    "autor_nome_curto" => "Taitiany Karita"
    "autor_email" => "taitiany@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93292
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 934
    "inscrito_id" => 652
    "titulo" => "INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO"
    "resumo" => "O objetivo principal deste trabalho foi utilizar os Indicadores descritos por Sasseron e Carvalho (2008), para analisar as atividades sobre energia elétrica, presentes em um livro didático de Ciências do 8° ano dos anos finais do Ensino Fundamental, discutindo-se o potencial destas para o desenvolvimento da Alfabetização Científica. A metodologia adotada foi a de pesquisa documental sob uma abordagem qualitativa, buscando evidenciar as características relevantes das atividades presentes no material analisado. Os resultados apontam que os verbos presentes no enunciado das atividades estão relacionados aos Indicadores, e assim podem contribuir para a Alfabetização Científica, sendo os mais frequentes aqueles que recomendam os estudantes a observar, explicar, debater, elaborar, classificar, comparar, escrever, analisar, pesquisar, justificar, relacionar e argumentar. Foi possível identificar, nas atividades propostas aos estudantes, os verbos que representam ações em prol da Alfabetização Cientifica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID652_TB934_15022023142650.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAITIANY KARITA BONZANINI"
    "autor_nome_curto" => "Taitiany Karita"
    "autor_email" => "taitiany@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O objetivo principal deste trabalho foi utilizar os Indicadores descritos por Sasseron e Carvalho (2008), para analisar as atividades sobre energia elétrica, presentes em um livro didático de Ciências do 8° ano dos anos finais do Ensino Fundamental, discutindo-se o potencial destas para o desenvolvimento da Alfabetização Científica. A metodologia adotada foi a de pesquisa documental sob uma abordagem qualitativa, buscando evidenciar as características relevantes das atividades presentes no material analisado. Os resultados apontam que os verbos presentes no enunciado das atividades estão relacionados aos Indicadores, e assim podem contribuir para a Alfabetização Científica, sendo os mais frequentes aqueles que recomendam os estudantes a observar, explicar, debater, elaborar, classificar, comparar, escrever, analisar, pesquisar, justificar, relacionar e argumentar. Foi possível identificar, nas atividades propostas aos estudantes, os verbos que representam ações em prol da Alfabetização Cientifica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.