Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

ENSINO DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO CONTINUADA: SABERES PRIMEVOS EM CENA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93450
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1164
    "inscrito_id" => 3100
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO CONTINUADA: SABERES PRIMEVOS EM CENA"
    "resumo" => "Esta pesquisa apresenta resultados parciais de uma dissertação de mestrado que objetivou analisar os saberes primevos em risco de extinção, detidos por pessoas idosas moradoras da Vila de Porto Grande do município de Cametá (Pará). Para tanto, se apresenta uma proposta de formação continuada para professores das Ciências da Natureza. Os saberes amealhados foram categorizados por meio da análise de conteúdo, organizando-se pelos seguintes eixos de saberes: formas de conservação de alimentos antes do advento da energia elétrica, procedimentos básicos de/para saúde, proteção contra pragas domésticas, fabrico da farinha de mandioca, cultivo da terra (plantações) e caças e embalagem dos alimentos. Logo, por meio da pesquisa realizada uma gama de saberes pôde ser garimpada. Ao pensar nessa perspectiva, idealiza-se a proposta da formação continuada, acreditando que focando nos professores em exercício, pode-se auxiliá-los para promoção de práticas que viabilizem a alfabetização científica na educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3100_TB1164_30032023154319.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHÉSSICA ELAYNE GOMES DA CRUZ PIANO"
    "autor_nome_curto" => "JHÉSSICA PIANO"
    "autor_email" => "jhessica.piano@unifesspa."
    "autor_ies" => "E.E.E.M. WALKISE DA SILVEIRA VIANNA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93450
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1164
    "inscrito_id" => 3100
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO CONTINUADA: SABERES PRIMEVOS EM CENA"
    "resumo" => "Esta pesquisa apresenta resultados parciais de uma dissertação de mestrado que objetivou analisar os saberes primevos em risco de extinção, detidos por pessoas idosas moradoras da Vila de Porto Grande do município de Cametá (Pará). Para tanto, se apresenta uma proposta de formação continuada para professores das Ciências da Natureza. Os saberes amealhados foram categorizados por meio da análise de conteúdo, organizando-se pelos seguintes eixos de saberes: formas de conservação de alimentos antes do advento da energia elétrica, procedimentos básicos de/para saúde, proteção contra pragas domésticas, fabrico da farinha de mandioca, cultivo da terra (plantações) e caças e embalagem dos alimentos. Logo, por meio da pesquisa realizada uma gama de saberes pôde ser garimpada. Ao pensar nessa perspectiva, idealiza-se a proposta da formação continuada, acreditando que focando nos professores em exercício, pode-se auxiliá-los para promoção de práticas que viabilizem a alfabetização científica na educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3100_TB1164_30032023154319.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHÉSSICA ELAYNE GOMES DA CRUZ PIANO"
    "autor_nome_curto" => "JHÉSSICA PIANO"
    "autor_email" => "jhessica.piano@unifesspa."
    "autor_ies" => "E.E.E.M. WALKISE DA SILVEIRA VIANNA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Esta pesquisa apresenta resultados parciais de uma dissertação de mestrado que objetivou analisar os saberes primevos em risco de extinção, detidos por pessoas idosas moradoras da Vila de Porto Grande do município de Cametá (Pará). Para tanto, se apresenta uma proposta de formação continuada para professores das Ciências da Natureza. Os saberes amealhados foram categorizados por meio da análise de conteúdo, organizando-se pelos seguintes eixos de saberes: formas de conservação de alimentos antes do advento da energia elétrica, procedimentos básicos de/para saúde, proteção contra pragas domésticas, fabrico da farinha de mandioca, cultivo da terra (plantações) e caças e embalagem dos alimentos. Logo, por meio da pesquisa realizada uma gama de saberes pôde ser garimpada. Ao pensar nessa perspectiva, idealiza-se a proposta da formação continuada, acreditando que focando nos professores em exercício, pode-se auxiliá-los para promoção de práticas que viabilizem a alfabetização científica na educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.