Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

UMA REVISÃO DOS TRABALHOS PUBLICADOS EM REVISTAS CIENTÍFICAS SOBRE A EDUCAÇÃO ONLINE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica
0 of 0
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93048 "edicao_id" => 307 "trabalho_id" => 597 "inscrito_id" => 2117 "titulo" => "UMA REVISÃO DOS TRABALHOS PUBLICADOS EM REVISTAS CIENTÍFICAS SOBRE A EDUCAÇÃO ONLINE" "resumo" => "A educação online tem sido objeto de discussão em diferentes tipos de público, à medida que múltiplos cenários sociais e geográficos impõem ou propiciam a interação entre aquele que deseja aprender e o objeto do conhecimento. Nesse sentido, buscou-se analisar os trabalhos publicados em revistas científicas A1 e A2 (Qualis/CAPES) dos últimos dez anos, com o objetivo de realizar uma revisão bibliográfica das pesquisas em educação científica online para o ensino de ciências. Os descritores utilizados na busca por produções acadêmicas para este estudo foram: Educação online; Educação a distância; EaD; Aprendizagem remota; Ensino Remoto; Ensino não presencial; Atividades mediadas por tecnologia; Ensino mediado por TIC; E-learning; Ciberespaço; e Cibercultura. Após processos de filtragem feitas nas palavras-chave, título e o resumo, averiguou-se que com o decorrer dos anos e o surgimento de novas tecnologias, algumas discussões sobre estratégias adequadas ao ensino de ciências mediado por tecnologias foram aumentando nos periódicos.A educação online tem sido objeto de discussão em diferentes tipos de público, à medida que múltiplos cenários sociais e geográficos impõem ou propiciam a inter" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2117_TB597_06032023110726.pdf" "created_at" => "2023-11-09 16:05:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ LUIS CORRÊA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ CORRÊA" "autor_email" => "andre.correa@ce.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20" "publicacao_id" => 84 "publicacao_nome" => "Revista ENPEC" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93048 "edicao_id" => 307 "trabalho_id" => 597 "inscrito_id" => 2117 "titulo" => "UMA REVISÃO DOS TRABALHOS PUBLICADOS EM REVISTAS CIENTÍFICAS SOBRE A EDUCAÇÃO ONLINE" "resumo" => "A educação online tem sido objeto de discussão em diferentes tipos de público, à medida que múltiplos cenários sociais e geográficos impõem ou propiciam a interação entre aquele que deseja aprender e o objeto do conhecimento. Nesse sentido, buscou-se analisar os trabalhos publicados em revistas científicas A1 e A2 (Qualis/CAPES) dos últimos dez anos, com o objetivo de realizar uma revisão bibliográfica das pesquisas em educação científica online para o ensino de ciências. Os descritores utilizados na busca por produções acadêmicas para este estudo foram: Educação online; Educação a distância; EaD; Aprendizagem remota; Ensino Remoto; Ensino não presencial; Atividades mediadas por tecnologia; Ensino mediado por TIC; E-learning; Ciberespaço; e Cibercultura. Após processos de filtragem feitas nas palavras-chave, título e o resumo, averiguou-se que com o decorrer dos anos e o surgimento de novas tecnologias, algumas discussões sobre estratégias adequadas ao ensino de ciências mediado por tecnologias foram aumentando nos periódicos.A educação online tem sido objeto de discussão em diferentes tipos de público, à medida que múltiplos cenários sociais e geográficos impõem ou propiciam a inter" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2117_TB597_06032023110726.pdf" "created_at" => "2023-11-09 16:05:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ LUIS CORRÊA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ CORRÊA" "autor_email" => "andre.correa@ce.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20" "publicacao_id" => 84 "publicacao_nome" => "Revista ENPEC" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

A educação online tem sido objeto de discussão em diferentes tipos de público, à medida que múltiplos cenários sociais e geográficos impõem ou propiciam a interação entre aquele que deseja aprender e o objeto do conhecimento. Nesse sentido, buscou-se analisar os trabalhos publicados em revistas científicas A1 e A2 (Qualis/CAPES) dos últimos dez anos, com o objetivo de realizar uma revisão bibliográfica das pesquisas em educação científica online para o ensino de ciências. Os descritores utilizados na busca por produções acadêmicas para este estudo foram: Educação online; Educação a distância; EaD; Aprendizagem remota; Ensino Remoto; Ensino não presencial; Atividades mediadas por tecnologia; Ensino mediado por TIC; E-learning; Ciberespaço; e Cibercultura. Após processos de filtragem feitas nas palavras-chave, título e o resumo, averiguou-se que com o decorrer dos anos e o surgimento de novas tecnologias, algumas discussões sobre estratégias adequadas ao ensino de ciências mediado por tecnologias foram aumentando nos periódicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.