Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

COMPREENSÃO DE CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS E FORMAÇÃO PARA AÇÃO SOCIOPOLÍTICA EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DO ENPEC

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93270
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 901
    "inscrito_id" => 2502
    "titulo" => "COMPREENSÃO DE CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS E FORMAÇÃO PARA AÇÃO SOCIOPOLÍTICA EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DO ENPEC"
    "resumo" => "O presente estudo foi realizado por participantes do “Grupo de Pesquisa Educação Continuada de Professores e Avaliação Formativa” da UNESP e objetiva identificar e discutir as produções científicas publicadas nos anais das últimas cinco edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), que tratam da abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC) no Ensino de Ciências. Consiste em um estudo do tipo bibliográfico, cujos dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Dentre os resultados encontrados, destaca-se a importância de ampliação de discussões sobre o papel de QSC como potencializadora da formação para ação sociopolítica e formação para a cidadania na formação de professores de Ciências da Natureza além de um maior aprofundamento para que esses temas sejam mais discutidos no âmbito social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID2502_TB901_15112022182653.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YASMIN LIMA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "YASMIN LIMA"
    "autor_email" => "yasminlima.jly@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93270
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 901
    "inscrito_id" => 2502
    "titulo" => "COMPREENSÃO DE CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS E FORMAÇÃO PARA AÇÃO SOCIOPOLÍTICA EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DO ENPEC"
    "resumo" => "O presente estudo foi realizado por participantes do “Grupo de Pesquisa Educação Continuada de Professores e Avaliação Formativa” da UNESP e objetiva identificar e discutir as produções científicas publicadas nos anais das últimas cinco edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), que tratam da abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC) no Ensino de Ciências. Consiste em um estudo do tipo bibliográfico, cujos dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Dentre os resultados encontrados, destaca-se a importância de ampliação de discussões sobre o papel de QSC como potencializadora da formação para ação sociopolítica e formação para a cidadania na formação de professores de Ciências da Natureza além de um maior aprofundamento para que esses temas sejam mais discutidos no âmbito social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID2502_TB901_15112022182653.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YASMIN LIMA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "YASMIN LIMA"
    "autor_email" => "yasminlima.jly@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O presente estudo foi realizado por participantes do “Grupo de Pesquisa Educação Continuada de Professores e Avaliação Formativa” da UNESP e objetiva identificar e discutir as produções científicas publicadas nos anais das últimas cinco edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), que tratam da abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC) no Ensino de Ciências. Consiste em um estudo do tipo bibliográfico, cujos dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Dentre os resultados encontrados, destaca-se a importância de ampliação de discussões sobre o papel de QSC como potencializadora da formação para ação sociopolítica e formação para a cidadania na formação de professores de Ciências da Natureza além de um maior aprofundamento para que esses temas sejam mais discutidos no âmbito social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.