Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93050
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 600
    "inscrito_id" => 2246
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA"
    "resumo" => "Objetiva-se descrever o processo de colaboração entre um grupo de pesquisa e professoras da educação básica visando práticas de inclusão A coleta dos dados ocorreu por meio de formulário eletrônico, por meio do qual realizou-se o diagnóstico inicial das necessidades de formação continuada. Após análise das respostas foram realizadas três intervenções formativas, das quais participaram 22 professoras entre Educação Infantil e Anos iniciais de escolas da rede pública de educação, de um município do interior do Rio Grande do Sul. As intervenções formativas foram realizadas remotamente, pelo Google Meet, com duração de duas horas cada. Durante a intervenção, as professoras relataram sentimentos de insegurança, medo e ansiedade diante dos alunos inclusos, mas também referiram que estratégias de sucesso na inclusão envolvem a escola como um todo além da família. Considera-se importante a aproximação da universidade para com o contexto escolar, de modo que ambas realidades se entrelacem e aprendam colaborativamente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID2246_TB600_14112022230849.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELE BULHOSA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Michele Bulhosa"
    "autor_email" => "michelebulhosa@unipampa.e"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93050
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 600
    "inscrito_id" => 2246
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA"
    "resumo" => "Objetiva-se descrever o processo de colaboração entre um grupo de pesquisa e professoras da educação básica visando práticas de inclusão A coleta dos dados ocorreu por meio de formulário eletrônico, por meio do qual realizou-se o diagnóstico inicial das necessidades de formação continuada. Após análise das respostas foram realizadas três intervenções formativas, das quais participaram 22 professoras entre Educação Infantil e Anos iniciais de escolas da rede pública de educação, de um município do interior do Rio Grande do Sul. As intervenções formativas foram realizadas remotamente, pelo Google Meet, com duração de duas horas cada. Durante a intervenção, as professoras relataram sentimentos de insegurança, medo e ansiedade diante dos alunos inclusos, mas também referiram que estratégias de sucesso na inclusão envolvem a escola como um todo além da família. Considera-se importante a aproximação da universidade para com o contexto escolar, de modo que ambas realidades se entrelacem e aprendam colaborativamente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID2246_TB600_14112022230849.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELE BULHOSA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Michele Bulhosa"
    "autor_email" => "michelebulhosa@unipampa.e"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Objetiva-se descrever o processo de colaboração entre um grupo de pesquisa e professoras da educação básica visando práticas de inclusão A coleta dos dados ocorreu por meio de formulário eletrônico, por meio do qual realizou-se o diagnóstico inicial das necessidades de formação continuada. Após análise das respostas foram realizadas três intervenções formativas, das quais participaram 22 professoras entre Educação Infantil e Anos iniciais de escolas da rede pública de educação, de um município do interior do Rio Grande do Sul. As intervenções formativas foram realizadas remotamente, pelo Google Meet, com duração de duas horas cada. Durante a intervenção, as professoras relataram sentimentos de insegurança, medo e ansiedade diante dos alunos inclusos, mas também referiram que estratégias de sucesso na inclusão envolvem a escola como um todo além da família. Considera-se importante a aproximação da universidade para com o contexto escolar, de modo que ambas realidades se entrelacem e aprendam colaborativamente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.