Diversas pesquisas têm demonstrado as dificuldades no processo de ensino aprendizagem, principalmente na educação matemática, onde o ato de decorar fórmulas e métodos de resoluções, tornam-se comum e usual. Assim, destacaremos as dificuldades apresentadas no estudo da álgebra, dando uma atenção especial as pesquisas que envolveram o tratamento e as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da álgebra, realizadas pelo grupo de Pesquisa “Fenômenos Didáticos” do Curso de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco. Em nosso estudo investigaremos que estratégias são utilizadas pelos alunos dos anos finais do ensino fundamental na resolução de problemas de partilha. Para isso, analisaremos a pesquisa realizada por OLIVEIRA e CÂMARA 2008, no Brasil e no Canadá, na resolução de problemas algébricos. No desenvolvimento do trabalho buscaremos analisar também, se com o avanço da escolaridade, ou seja, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental, os alunos utilizam as mesmas estratégias na resolução de problemas do tipo partilha que foram utilizadas pelos alunos do 6º ano do ensino fundamental do Brasil e do Canadá na pesquisa realizada por OLIVEIRA E CÂMARA 2008