Resumo
Esse relato apresenta uma proposta de investigação a ser realizada no âmbito da formação de professores de Matemática, a qual tem por objetivo pesquisar como o desenvolvimento das atividades curriculares dos cursos de Licenciatura em Matemática do Estado do Maranhão tem contribuído para a formação do perfil investigador do licenciando em Matemática. Entre as questões norteadoras da investigação, apontam-se: Qual a importância do desenvolvimento de um perfil investigador nos cursos de Licenciatura em Matemática? Como pode ser desenvolvido o perfil investigador durante a formação inicial do professor de Matemática? Que atividades estão propostas nos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática do Estado do Maranhão que contemplam a prática investigativa como experiência formativa? Nesse contexto, a investigação se insere em uma perspectiva qualitativa e os sujeitos, interlocutores da pesquisa, são estudantes e professores de IES públicas do Maranhão. Ao final, pretende-se não só produzir conhecimentos sobre a formação de professores de Matemática no Estado, desvelando o aspecto investigativo desse processo, como também, a partir desse conhecimento, contribuir para o desenvolvimento dessa formação.