Artigo Anais XV EBRAPEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-8444

Estatística e Provinha Brasil: o instrumento avaliativo e o papel do professor

"2011-11-06 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1085
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 125
    "inscrito_id" => 334
    "titulo" => "Estatística e Provinha Brasil: o instrumento avaliativo e o papel do professor"
    "resumo" => "A Provinha Brasil de Matemática é uma avaliação em larga escala que tem como um dos objetivos o diagnóstico do nível de alfabetização Matemática dos alunos que estão no 2° ano do Ensino Fundamental. Este Projeto faz parte da dissertação de mestrado em andamento que tem como objetivo analisar o instrumento da Provinha Brasil de Matemática, no que se refere aos itens de Estatística, bem como investigar o processo de formação proposto pelo programa Provinha Brasil de Matemática, bem como a aplicação e correção pelas professoras dos itens referentes ao eixo matemático “tratamento da informação”. Em relação a analise dos descritores e de alguns itens da Provinha Brasil de Matemática, utilizados na pré-testagem, referente ao eixo “tratamento da informação”. Observamos que os descritores são pertinentes com o que vem sendo colocado nos documentos oficiais e nas pesquisas, exceto o terceiro. No que se refere aos itens referentes ao descritor “identificação de dados em tabelas” apresentam uma variação nas representações e nas habilidades exploradas. No processo de formação não é apresentado as professoras informações mais amplas sobre essa avaliação e no momento da aplicação a maioria das professoras conduzem conforme explicado na formação."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "9ac77fa4cd16f7c7061481a85c4a067f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "POLLYANNA NUNES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "POLLYANNA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1085
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 125
    "inscrito_id" => 334
    "titulo" => "Estatística e Provinha Brasil: o instrumento avaliativo e o papel do professor"
    "resumo" => "A Provinha Brasil de Matemática é uma avaliação em larga escala que tem como um dos objetivos o diagnóstico do nível de alfabetização Matemática dos alunos que estão no 2° ano do Ensino Fundamental. Este Projeto faz parte da dissertação de mestrado em andamento que tem como objetivo analisar o instrumento da Provinha Brasil de Matemática, no que se refere aos itens de Estatística, bem como investigar o processo de formação proposto pelo programa Provinha Brasil de Matemática, bem como a aplicação e correção pelas professoras dos itens referentes ao eixo matemático “tratamento da informação”. Em relação a analise dos descritores e de alguns itens da Provinha Brasil de Matemática, utilizados na pré-testagem, referente ao eixo “tratamento da informação”. Observamos que os descritores são pertinentes com o que vem sendo colocado nos documentos oficiais e nas pesquisas, exceto o terceiro. No que se refere aos itens referentes ao descritor “identificação de dados em tabelas” apresentam uma variação nas representações e nas habilidades exploradas. No processo de formação não é apresentado as professoras informações mais amplas sobre essa avaliação e no momento da aplicação a maioria das professoras conduzem conforme explicado na formação."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "9ac77fa4cd16f7c7061481a85c4a067f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "POLLYANNA NUNES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "POLLYANNA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de novembro de 2011

Resumo

A Provinha Brasil de Matemática é uma avaliação em larga escala que tem como um dos objetivos o diagnóstico do nível de alfabetização Matemática dos alunos que estão no 2° ano do Ensino Fundamental. Este Projeto faz parte da dissertação de mestrado em andamento que tem como objetivo analisar o instrumento da Provinha Brasil de Matemática, no que se refere aos itens de Estatística, bem como investigar o processo de formação proposto pelo programa Provinha Brasil de Matemática, bem como a aplicação e correção pelas professoras dos itens referentes ao eixo matemático “tratamento da informação”. Em relação a analise dos descritores e de alguns itens da Provinha Brasil de Matemática, utilizados na pré-testagem, referente ao eixo “tratamento da informação”. Observamos que os descritores são pertinentes com o que vem sendo colocado nos documentos oficiais e nas pesquisas, exceto o terceiro. No que se refere aos itens referentes ao descritor “identificação de dados em tabelas” apresentam uma variação nas representações e nas habilidades exploradas. No processo de formação não é apresentado as professoras informações mais amplas sobre essa avaliação e no momento da aplicação a maioria das professoras conduzem conforme explicado na formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.