A Provinha Brasil de Matemática é uma avaliação em larga escala que tem como um dos objetivos o diagnóstico do nível de alfabetização Matemática dos alunos que estão no 2° ano do Ensino Fundamental. Este Projeto faz parte da dissertação de mestrado em andamento que tem como objetivo analisar o instrumento da Provinha Brasil de Matemática, no que se refere aos itens de Estatística, bem como investigar o processo de formação proposto pelo programa Provinha Brasil de Matemática, bem como a aplicação e correção pelas professoras dos itens referentes ao eixo matemático “tratamento da informação”. Em relação a analise dos descritores e de alguns itens da Provinha Brasil de Matemática, utilizados na pré-testagem, referente ao eixo “tratamento da informação”. Observamos que os descritores são pertinentes com o que vem sendo colocado nos documentos oficiais e nas pesquisas, exceto o terceiro. No que se refere aos itens referentes ao descritor “identificação de dados em tabelas” apresentam uma variação nas representações e nas habilidades exploradas. No processo de formação não é apresentado as professoras informações mais amplas sobre essa avaliação e no momento da aplicação a maioria das professoras conduzem conforme explicado na formação.