Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

JOGO DE TRIVIA COMO PRÁTICA DE ENSINO E APROXIMAÇÃO DE ESTUDANTES COM AS CIÊNCIAS NATURAIS E A MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93014
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 552
    "inscrito_id" => 2297
    "titulo" => "JOGO DE TRIVIA COMO PRÁTICA DE ENSINO E APROXIMAÇÃO DE ESTUDANTES COM AS CIÊNCIAS NATURAIS E A MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A proposta apresentada analisa a implementação de um jogo como ferramenta para o Ensino de Ciências da Natureza, com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e Médio. O formato de jogo adotado foi o de Trivia, que permite a integração de elementos como a competição e a colaboração de seus participantes, já que os mesmos jogaram em grupos com o objetivo de acumularem o maior número de acertos possível. Fatores como dificuldade, factibilidade e imersão na tarefa foram levados em consideração durante o processo lúdico. Do ponto de vista metodológico, analisou-se um questionário quali-quantitativo respondido pelos estudantes que participaram da atividade. Os resultados permitiram observar indícios de apropriação dos conteúdos abordados, em um viés de alfabetização científica, bem como da proposta pelos discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2297_TB552_21022023184627.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA DE LEMOS"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "jlemos@parthenonplus.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93014
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 552
    "inscrito_id" => 2297
    "titulo" => "JOGO DE TRIVIA COMO PRÁTICA DE ENSINO E APROXIMAÇÃO DE ESTUDANTES COM AS CIÊNCIAS NATURAIS E A MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A proposta apresentada analisa a implementação de um jogo como ferramenta para o Ensino de Ciências da Natureza, com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e Médio. O formato de jogo adotado foi o de Trivia, que permite a integração de elementos como a competição e a colaboração de seus participantes, já que os mesmos jogaram em grupos com o objetivo de acumularem o maior número de acertos possível. Fatores como dificuldade, factibilidade e imersão na tarefa foram levados em consideração durante o processo lúdico. Do ponto de vista metodológico, analisou-se um questionário quali-quantitativo respondido pelos estudantes que participaram da atividade. Os resultados permitiram observar indícios de apropriação dos conteúdos abordados, em um viés de alfabetização científica, bem como da proposta pelos discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2297_TB552_21022023184627.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA DE LEMOS"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "jlemos@parthenonplus.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

A proposta apresentada analisa a implementação de um jogo como ferramenta para o Ensino de Ciências da Natureza, com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e Médio. O formato de jogo adotado foi o de Trivia, que permite a integração de elementos como a competição e a colaboração de seus participantes, já que os mesmos jogaram em grupos com o objetivo de acumularem o maior número de acertos possível. Fatores como dificuldade, factibilidade e imersão na tarefa foram levados em consideração durante o processo lúdico. Do ponto de vista metodológico, analisou-se um questionário quali-quantitativo respondido pelos estudantes que participaram da atividade. Os resultados permitiram observar indícios de apropriação dos conteúdos abordados, em um viés de alfabetização científica, bem como da proposta pelos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.