Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

FOTOGRAFIA E SEMIÓTICA: OLHARES DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA SOBRE A CIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92730
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 179
    "inscrito_id" => 1380
    "titulo" => "FOTOGRAFIA E SEMIÓTICA: OLHARES DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA SOBRE A CIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar as concepções sobre Ciência de licenciandos em Biologia através da utilização da fotografia como suporte para suas representações. A problemática que motivou o trabalho tem como escopo a compreensão do papel da ciência na sociedade e o da sociedade na ciência, que a ciência nos cerca por meio de suas descobertas, e de desmistificar a imagem descontextualizada, socialmente neutra da ciência. Optamos pela fotografia em decorrência de sua forma não ser mediada pela linguagem verbal, ser uma linguagem imagética. Nesse sentido, foi proposta uma atividade utilizando a fotografia, na qual tinha como encaminhamento que os estudantes representassem como enxergam a ciência. As fotografias foram analisadas a partir do referencial da Semiótica Peirceana. Os resultados apontam diferentes áreas e temas circunscritos a Biologia: Embriologia, Genética, Evolução, a interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento para representar suas concepções de ciência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1380_TB179_08032023165738.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "maasilva@estudante.ufscar"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92730
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 179
    "inscrito_id" => 1380
    "titulo" => "FOTOGRAFIA E SEMIÓTICA: OLHARES DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA SOBRE A CIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar as concepções sobre Ciência de licenciandos em Biologia através da utilização da fotografia como suporte para suas representações. A problemática que motivou o trabalho tem como escopo a compreensão do papel da ciência na sociedade e o da sociedade na ciência, que a ciência nos cerca por meio de suas descobertas, e de desmistificar a imagem descontextualizada, socialmente neutra da ciência. Optamos pela fotografia em decorrência de sua forma não ser mediada pela linguagem verbal, ser uma linguagem imagética. Nesse sentido, foi proposta uma atividade utilizando a fotografia, na qual tinha como encaminhamento que os estudantes representassem como enxergam a ciência. As fotografias foram analisadas a partir do referencial da Semiótica Peirceana. Os resultados apontam diferentes áreas e temas circunscritos a Biologia: Embriologia, Genética, Evolução, a interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento para representar suas concepções de ciência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1380_TB179_08032023165738.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "maasilva@estudante.ufscar"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as concepções sobre Ciência de licenciandos em Biologia através da utilização da fotografia como suporte para suas representações. A problemática que motivou o trabalho tem como escopo a compreensão do papel da ciência na sociedade e o da sociedade na ciência, que a ciência nos cerca por meio de suas descobertas, e de desmistificar a imagem descontextualizada, socialmente neutra da ciência. Optamos pela fotografia em decorrência de sua forma não ser mediada pela linguagem verbal, ser uma linguagem imagética. Nesse sentido, foi proposta uma atividade utilizando a fotografia, na qual tinha como encaminhamento que os estudantes representassem como enxergam a ciência. As fotografias foram analisadas a partir do referencial da Semiótica Peirceana. Os resultados apontam diferentes áreas e temas circunscritos a Biologia: Embriologia, Genética, Evolução, a interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento para representar suas concepções de ciência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.