Artigo Anais XV EBRAPEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-8444

O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DA ZONA RURAL DE ALAGOA NOVA – PB*

"2011-11-07 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 930
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 344
    "inscrito_id" => 505
    "titulo" => "O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DA ZONA RURAL DE ALAGOA NOVA – PB*"
    "resumo" => "Esta pesquisa de mestrado, em fase inicial, visa desenvolver uma abordagem didática de ensino de matemática para alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental da zona rural na cidade de Alagoa Nova-PB que apresentam domínio de conteúdos matemáticos, atitudes e hábitos de estudos aquém dos recomendados para sua faixa de escolaridade. A proposta de abordagem didática se fundamenta no uso da modelagem matemática como um ambiente de aprendizagem, desenvolvida por meio de projetos, com temas selecionados e familiares aos alunos; o desenvolvimento de modelo matemático seguirá as recomendações de Biembengut; a aplicação em sala de cobrirá às etapas da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau, por meio da realização de atividades em grupo procurando promover processos interativos dentro das zonas de desenvolvimento proximal dos alunos, segundo Vigotski; a análise da adequação da abordagem será feita por meio da aplicação de pré-teste e de pós-teste, da participação dos alunos durante as atividades realizadas em sala de aula - que deverão ser filmadas e transcritas e de entrevistas semiestruturadas com os mesmos tendo em conta as recomendações das propostas curriculares para este nível. Apresentamos aqui resultados das leituras iniciais que justificam o projeto e a metodologia a ser empregada."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "4b7f18cb343f078316c30320510039cb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHARLES MAX SUDÉRIO CAVALCANTI DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CHARLES"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 930
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 344
    "inscrito_id" => 505
    "titulo" => "O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DA ZONA RURAL DE ALAGOA NOVA – PB*"
    "resumo" => "Esta pesquisa de mestrado, em fase inicial, visa desenvolver uma abordagem didática de ensino de matemática para alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental da zona rural na cidade de Alagoa Nova-PB que apresentam domínio de conteúdos matemáticos, atitudes e hábitos de estudos aquém dos recomendados para sua faixa de escolaridade. A proposta de abordagem didática se fundamenta no uso da modelagem matemática como um ambiente de aprendizagem, desenvolvida por meio de projetos, com temas selecionados e familiares aos alunos; o desenvolvimento de modelo matemático seguirá as recomendações de Biembengut; a aplicação em sala de cobrirá às etapas da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau, por meio da realização de atividades em grupo procurando promover processos interativos dentro das zonas de desenvolvimento proximal dos alunos, segundo Vigotski; a análise da adequação da abordagem será feita por meio da aplicação de pré-teste e de pós-teste, da participação dos alunos durante as atividades realizadas em sala de aula - que deverão ser filmadas e transcritas e de entrevistas semiestruturadas com os mesmos tendo em conta as recomendações das propostas curriculares para este nível. Apresentamos aqui resultados das leituras iniciais que justificam o projeto e a metodologia a ser empregada."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "4b7f18cb343f078316c30320510039cb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHARLES MAX SUDÉRIO CAVALCANTI DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CHARLES"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de novembro de 2011

Resumo

Esta pesquisa de mestrado, em fase inicial, visa desenvolver uma abordagem didática de ensino de matemática para alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental da zona rural na cidade de Alagoa Nova-PB que apresentam domínio de conteúdos matemáticos, atitudes e hábitos de estudos aquém dos recomendados para sua faixa de escolaridade. A proposta de abordagem didática se fundamenta no uso da modelagem matemática como um ambiente de aprendizagem, desenvolvida por meio de projetos, com temas selecionados e familiares aos alunos; o desenvolvimento de modelo matemático seguirá as recomendações de Biembengut; a aplicação em sala de cobrirá às etapas da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau, por meio da realização de atividades em grupo procurando promover processos interativos dentro das zonas de desenvolvimento proximal dos alunos, segundo Vigotski; a análise da adequação da abordagem será feita por meio da aplicação de pré-teste e de pós-teste, da participação dos alunos durante as atividades realizadas em sala de aula - que deverão ser filmadas e transcritas e de entrevistas semiestruturadas com os mesmos tendo em conta as recomendações das propostas curriculares para este nível. Apresentamos aqui resultados das leituras iniciais que justificam o projeto e a metodologia a ser empregada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.