Esta pesquisa tem o objetivo de analisar as potencialidades e dificuldades encontradas pelo professor de Matemática dos anos finais, na utilização de jogos em sua pratica pedagógica. O trabalho resgata as terminologias relacionadas ao jogo, em especial conceitos e noções acerca de seu uso no contexto da Educação Matemática. O referencial teórico apóia-se nas idéias de Brougère (1988), com as contribuições teórico-metodológicas acerca da relação jogo e educação, Huizinga (1938), Piaget (1964) e Vigotski (1966) ao tratar do lúdico, fortalecendo-se com Muniz (2006, 2008 e 2010) ao pesquisar o jogo como um processo de mediação pedagógica no campo da Educação Matemática. Partindo deste campo conceitual, pretende-se enfocar, as praticas lúdicas, em especial os jogos para o ensino da Matemática nos anos finais do ensino fundamental, proporcionando um estudo de como se fundamenta o processo educativo através dos jogos. A pesquisa é de campo a partir de uma perspectiva qualitativa, de natureza contributiva, interpretativa, em uma instituição pública de Brasília-DF.