Análise das Concepções dos Professores de Matemática Sobre o Uso das TIC na Educação
GT06 - Tecnologias Informáticas e Educação Matemática
Emanuel Adeilton de Oliveira Andrade
Tacio Vitaliano da Silva
RESUMO
Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com professores cursistas de Especialização em Ensino da Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú pólo Parnamirim/RN, tendo como objetivo saber qual a sua concepção sobre a inserção dos computadores na escola. Esse tema nos tem causado um grande interesse em saber como os professores atualmente vêm se preparando para atuar em sala de aula. Passamos então a pensar: Será que os professores de Matemática são dotados de competências para desenvolver uma proposta de ensino tendo como ferramenta metodológica o computador? Metodologicamente o trabalho se caracteriza como uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, sendo os dados coletados através de questionário semi-estruturado com 13 professores de Matemática, a pesquisa alcançou seu objetivo ao verificar que os colaboradores têm realizado ações de formação junto às TIC.
PALAVRAS – CHAVE: PROFESSORES, COMPUTADOR, FORMAÇÃO.