Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

“NÃO ESTAVA NO MEU CONTEÚDO, NO LIVRO DIDÁTICO, MAS TODO DIA EU OUVIA ELES FALAREM SOBRE REMÉDIOS CASEIROS”: A PRÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92959
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 486
    "inscrito_id" => 2170
    "titulo" => "“NÃO ESTAVA NO MEU CONTEÚDO, NO LIVRO DIDÁTICO, MAS TODO DIA EU OUVIA ELES FALAREM SOBRE REMÉDIOS CASEIROS”: A PRÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS"
    "resumo" => "Este artigo traz um recorte da pesquisa de dissertação de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (UFPA), que trata da formação de professores e alfabetização científica na EJA. Nele, apresenta-se um viés da pesquisa, que objetiva empreender reflexões em torno da prática de alfabetização científica na EJA, evidenciando as singularidades que envolvem esse processo. Tais reflexões partem da narrativa de uma professora que ensina ciências na EJA, na 1º Totalidade, no município de Belém/PA, que participou de formação continuada em contexto colaborativo. A narrativa foi analisada por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados destacam que quando os professores incorporam os saberes das vivências dos educandos em suas práticas, passam a experienciar outras possibilidades para o ensino de ciências na EJA, potencializando a aprendizagem, se distanciando de práticas formalistas, aproximando-se de um ensino mais inovador na perspectiva da alfabetização científica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2170_TB486_17022023103820.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVANESSA SOLON SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "IVANESSA"
    "autor_email" => "iva.solon@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92959
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 486
    "inscrito_id" => 2170
    "titulo" => "“NÃO ESTAVA NO MEU CONTEÚDO, NO LIVRO DIDÁTICO, MAS TODO DIA EU OUVIA ELES FALAREM SOBRE REMÉDIOS CASEIROS”: A PRÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS"
    "resumo" => "Este artigo traz um recorte da pesquisa de dissertação de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (UFPA), que trata da formação de professores e alfabetização científica na EJA. Nele, apresenta-se um viés da pesquisa, que objetiva empreender reflexões em torno da prática de alfabetização científica na EJA, evidenciando as singularidades que envolvem esse processo. Tais reflexões partem da narrativa de uma professora que ensina ciências na EJA, na 1º Totalidade, no município de Belém/PA, que participou de formação continuada em contexto colaborativo. A narrativa foi analisada por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados destacam que quando os professores incorporam os saberes das vivências dos educandos em suas práticas, passam a experienciar outras possibilidades para o ensino de ciências na EJA, potencializando a aprendizagem, se distanciando de práticas formalistas, aproximando-se de um ensino mais inovador na perspectiva da alfabetização científica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2170_TB486_17022023103820.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVANESSA SOLON SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "IVANESSA"
    "autor_email" => "iva.solon@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este artigo traz um recorte da pesquisa de dissertação de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (UFPA), que trata da formação de professores e alfabetização científica na EJA. Nele, apresenta-se um viés da pesquisa, que objetiva empreender reflexões em torno da prática de alfabetização científica na EJA, evidenciando as singularidades que envolvem esse processo. Tais reflexões partem da narrativa de uma professora que ensina ciências na EJA, na 1º Totalidade, no município de Belém/PA, que participou de formação continuada em contexto colaborativo. A narrativa foi analisada por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados destacam que quando os professores incorporam os saberes das vivências dos educandos em suas práticas, passam a experienciar outras possibilidades para o ensino de ciências na EJA, potencializando a aprendizagem, se distanciando de práticas formalistas, aproximando-se de um ensino mais inovador na perspectiva da alfabetização científica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.