Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

A MOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS CRÍTICAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DURANTE A DISCUSSÃO DE UMA QSC

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92879
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 379
    "inscrito_id" => 1925
    "titulo" => "A MOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS CRÍTICAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DURANTE A DISCUSSÃO DE UMA QSC"
    "resumo" => "As Questões Sociocientíficas (QSC) são compreendidas como problemas socioambientais controversos e complexos. A natureza inter ou multidisciplinar dessas questões, quando abordadas no ensino, potencializa a formação de cidadãos capazes de pensar, refletir e agir criticamente; demandando dos professores tais capacidades. Neste trabalho, investigamos um grupo de professoras de Ciências com diferentes experiências pessoais e profissionais ao vivenciar uma QSC sobre “Consumo de Animais” em um curso de formação continuada e buscamos analisar como as professoras mobilizaram competências críticas. Nossos resultados evidenciam que as reflexões possibilitadas pela discussão da problemática socioambiental permitiram que diferentes competências críticas fossem mobilizadas pelas professoras quando se posicionavam em concordância com o ponto de vista expresso pelo par, complementando as ideias que o fundamentavam e, em discordância, com fornecimento de um ponto de vista alternativo e fundamentado. Isso sinaliza a relevância da criação de ambientes de aprendizagem dessa natureza na formação de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID1925_TB379_11112022100856.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILLIARD GONÇALVES LUCIANO"
    "autor_nome_curto" => "GILLIARD"
    "autor_email" => "gilli4rd@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92879
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 379
    "inscrito_id" => 1925
    "titulo" => "A MOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS CRÍTICAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DURANTE A DISCUSSÃO DE UMA QSC"
    "resumo" => "As Questões Sociocientíficas (QSC) são compreendidas como problemas socioambientais controversos e complexos. A natureza inter ou multidisciplinar dessas questões, quando abordadas no ensino, potencializa a formação de cidadãos capazes de pensar, refletir e agir criticamente; demandando dos professores tais capacidades. Neste trabalho, investigamos um grupo de professoras de Ciências com diferentes experiências pessoais e profissionais ao vivenciar uma QSC sobre “Consumo de Animais” em um curso de formação continuada e buscamos analisar como as professoras mobilizaram competências críticas. Nossos resultados evidenciam que as reflexões possibilitadas pela discussão da problemática socioambiental permitiram que diferentes competências críticas fossem mobilizadas pelas professoras quando se posicionavam em concordância com o ponto de vista expresso pelo par, complementando as ideias que o fundamentavam e, em discordância, com fornecimento de um ponto de vista alternativo e fundamentado. Isso sinaliza a relevância da criação de ambientes de aprendizagem dessa natureza na formação de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID1925_TB379_11112022100856.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILLIARD GONÇALVES LUCIANO"
    "autor_nome_curto" => "GILLIARD"
    "autor_email" => "gilli4rd@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

As Questões Sociocientíficas (QSC) são compreendidas como problemas socioambientais controversos e complexos. A natureza inter ou multidisciplinar dessas questões, quando abordadas no ensino, potencializa a formação de cidadãos capazes de pensar, refletir e agir criticamente; demandando dos professores tais capacidades. Neste trabalho, investigamos um grupo de professoras de Ciências com diferentes experiências pessoais e profissionais ao vivenciar uma QSC sobre “Consumo de Animais” em um curso de formação continuada e buscamos analisar como as professoras mobilizaram competências críticas. Nossos resultados evidenciam que as reflexões possibilitadas pela discussão da problemática socioambiental permitiram que diferentes competências críticas fossem mobilizadas pelas professoras quando se posicionavam em concordância com o ponto de vista expresso pelo par, complementando as ideias que o fundamentavam e, em discordância, com fornecimento de um ponto de vista alternativo e fundamentado. Isso sinaliza a relevância da criação de ambientes de aprendizagem dessa natureza na formação de professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.