O presente trabalho busca evidenciar os fundamentos da Educação Mão-na-Massa e pensar possibilidades para o seu planejamento, desenvolvimento e avaliação no contexto das aulas de Ciências da Natureza. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), analisando 12 pesquisas que abordaram o tema. Por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016) organizou-se 39 conceitos provenientes do Maker Movement e da filosofia DIY. Além disso, sistematizou-se algumas ideias das oito referências teóricas mais utilizadas. Para análise, tomou-se como base as quatro situações de aprendizagem presentes na BNCC de Ciências da Natureza, que envolvem: 1) Definição de problemas; 2) Levantamento, análise e representação; 3) Comunicação e 4) Intervenção. Com isso, evidenciamos algumas possibilidades metodológicas para que educadores vivenciem as práticas mão-na-massa e aprofundem nos estudos empíricos sobre a abordagem maker no Ensino de Ciências.